As panturrilhas estão localizadas na parte de trás das pernas. Esses músculos são vitais para atividades como caminhar, correr e pular. Eles também são responsáveis por ajudar a dobrar o pé para baixo ou ficar na ponta dos pés.1 Em algum momento, você poderá sentir dor na panturrilha, então saiba quais são os possíveis motivos para isso e como tratar e prevenir.

Entenda aqui as possíveis causas da Dor na Panturrilha

Cãibras musculares

  • Desidratação;
  • Perda de eletrólitos através do suor;
  • Falta de alongamento;
  • Atividade física prolongada;
  • Músculos fracos.

Tensão muscular

Ocorre quando as fibras musculares na panturrilha se rompem parcial ou completamente. Os sintomas variam de acordo com a gravidade da tensão, mas a maioria das pessoas sente dor e sensibilidade repentinas e agudas no local.

Tendinite de Aquiles

O tendão de Aquiles conecta o músculo da panturrilha ao osso do calcanhar. Se os músculos da panturrilha de uma pessoa estiverem tensos, isso pode colocar pressão extra no tendão de Aquiles. Com isso, uma pessoa pode sentir dor na panturrilha.

As pessoas são mais propensas a sofrer de tendinite de Aquiles se iniciaram recentemente um programa de exercícios ou realizam exercícios repetitivos. O alongamento frequente pode ajudar a reduzir os sintomas.

Síndrome compartimental

Condição dolorosa que pode ocorrer no músculo da panturrilha, geralmente após um trauma ou lesão grave, quando o excesso de sangue ou fluido se acumula sob uma faixa de tecidos resistentes no corpo que não podem se esticar muito. Esse fluido exerce pressão extra sobre os nervos e vasos sanguíneos na parte inferior da perna, causando dor, inchaço, dormência e formigamento.

Existe também a síndrome compartimental crônica ou de esforço, que ocorre quando uma pessoa sente dor durante o exercício. Os sintomas incluem dormência, protuberância visível ou aumento dos músculos ou dificuldade para mover o pé.

Fascite plantar

Condição que afeta o tecido da fáscia plantar, localizado na parte de baixo do pé. Pode ocorrer se os músculos da panturrilha estiverem muito tensos, porque não podem sustentar o pé. Os sintomas mais comuns são dor no pé ao acordar e dificuldade em flexionar o pé.

Dor na panturrilha ao caminhar1

Existem diversas razões pelas quais você pode sentir dor na panturrilha ao caminhar. Algumas causas são devido a condições musculares comuns, enquanto outras podem ser devido a uma condição de saúde implícita:

  • Cãibras musculares;
  • Lesão muscular;
  • Doença arterial periférica (DAP);
  • Insuficiência venosa crônica (IVC);
  • Estenose espinhal lombar;
  • Síndrome do compartimento de esforço crônico (CECS).

Dor na panturrilha é sintoma de COVID-19?3

Dentre os sintomas da COVID-19 estão as dores musculares ou no corpo, além de tosse, falta de ar ou dificuldade de respirar, febre ou calafrios, vômitos ou diarreia e perda de paladar ou olfato.

O que fazer ao sentir dor na panturrilha?

Se tiver uma cãibra muscular, alongue ou massageie suavemente o músculo. Mas se tem uma distensão ou tendinite de Aquiles, tente fazer o seguinte:4

  • Descanse a perna;
  • Resfrie a área por 20 minutos, usando uma bolsa de gelo coberta;
  • Comprima a região com um curativo (mas se a dor piorar, solte o curativo);
  • Eleve a parte inferior da perna sentando-se ou deitando-se (por exemplo, com travesseiros), de modo que fique acima do nível do coração.4

Após 48 horas, comece a alongar e fortalecer o músculo, por exemplo, fazendo elevações do calcanhar e da panturrilha. Não volte a fazer atividade física completa até que possa mover o tornozelo e o joelho adequadamente, a dor e a sensibilidade tenham desaparecido e a força tenha retornado totalmente à panturrilha.4

Como aliviar a dor na panturrilha pós-treino?5

Crioterapia: trata-se de uma aplicação superficial de gelo que resulta em diminuição da temperatura tecidual, resultando em redução de inchaço e diminuição da taxa metabólica que, por sua vez, reduz a resposta inflamatória.

Contraste: consiste em alternar a exposição ao frio e ao calor, tem o intuito de aumentar o metabolismo e, no esporte, tem sido utilizada nos processos de recuperação.

Massagem: visa ao aumento do fluxo sanguíneo e consequente redução de inchaço e dor, aumento da remoção de lactato sanguíneo e alívio das dores musculares tardias.

Alongamento dos músculos: utilizado no pré-exercício como forma de prevenir lesões e no pós-exercício para aliviar espasmos musculares e auxiliar na redução de inchaço, podendo, dessa forma, acelerar o processo de recuperação após os exercícios.

Recuperação ativa: realização de exercícios contínuos aeróbios de baixa intensidade. Essa prática é capaz de reduzir os sintomas das lesões induzidas pelo exercício, uma vez que promove um aumento no fluxo sanguíneo. Além disso, aumenta a liberação de endorfina, causando um efeito analgésico temporário.

Como prevenir4

Sempre se alongue antes e depois do exercício para recompor e fortalecer a panturrilha. Se estiver começando algo novo, não exagere e aumente gradualmente. Beba bastante água para evitar cãibras.

Qual médico procurar?

Por se tratar de uma dor provocada por diferentes causas, o ideal é buscar por um clínico geral ou médico da família. Ele poderá fazer o encaminhamento para o devido especialista.

MAT-BR-2203454

Dorflex Comprimidos
Indicação: Dor no Corpo
Dorflex Caixa

Age na dor e relaxa a tensão muscular5

Dorflex Gotas
Indicação: Dor no Corpo

Age na dor e relaxa a tensão muscular5

Dorflex Icyhot Spray
Indicação: Dor no Corpo
Dorflex IcyHot

O frio que alivia e calor que relaxa

Dorflex Icyhot Adesivo
Indicação: Dor no Corpo
Caixas de dorflex icyhot adesivo

O frio que alivia e calor que relaxa

Ficou com alguma dúvida ainda?