SOBRE A DOR

Entenda mais sobre dor e seus tipos.

Sobre a dor

O QUE É DOR

A maneira como a dor é percebida ou tolerada varia muito de pessoa para pessoa, por isso, é difícil definir e descrever a dor. Essencialmente, a dor é a maneira como o cérebro interpreta as informações sobre uma sensação especial,

que o corpo está experimentando. Essas informações (ou sinais) sobre a sensação dolorosa são enviadas através de vias nervosas para o cérebro.(1)

DOR AGUDA

A dor aguda é a dor provocada por uma doença ou lesão específica, por exemplo, pode estar associada com contração muscular e tem duração limitada.(2)

DOR CRÔNICA

Normalmente, a diferença entre as definições de dor aguda e crônica depende do intervalo de tempo desde o início da dor. Existem vários conceitos, a definição mais comum de dor crônica diz que é "aquela que teve inicio entre 3 e 6 meses atrás". Outros defendem o limite de 12 meses atrás. Podemos dizer de uma maneira geral, se não quisermos fixar um período de tempo, que a dor crônica é a dor que ultrapassa o "tempo normal de cura", e pode estar associada a uma doença ou lesão.(2) (3) (4)

DOR RECORRENTE

É uma dor que varia de intensidade, normalmente de curta duração, e que se repete com frequência, às vezes, durante anos. Um exemplo é a enxaqueca. (5)

PREVENÇÃO

Em primeiro lugar, é importante identificar a fonte da dor, para tratá-la corretamente. Também é possível prevenir alguns tipos de dor com cuidados médicos e tratamento apropriados. Procure seu médico para saber qual o tratamento adequado para a sua dor.

Dores - Enxaqueca
  • DOR MUSCULAR

    A dor muscular, também chamada de mialgia, pode variar de leve a muito dolorosa, e, embora muitas vezes desapareça em poucos dias, pode durar meses. Pode aparecer em qualquer lugar do corpo, incluindo o pescoço, costas, pernas e até mesmo as mãos.
    Está mais frequentemente relacionada à tensão, ao uso muscular excessivo ou a lesão resultante do trabalho muscular ou exercício. Nessas situações, a dor tende a envolver os músculos utilizados e começa durante ou logo após a atividade física.
    Dores musculares também podem ser um sinal de condições que afetam o corpo como um todo, por exemplo no caso de algumas infecções (incluindo a gripe) ou outras doenças.(6) (7)


    Lombalgia
     
    Dor ou rigidez localizada na extremidade inferior da coluna vertebral acima das nádegas. Pode ser consequência do uso excessivo do músculo ou de um trauma ou mesmo uma deformidade.(8)

     
     
    Cervicalgia
     
    Dor localizada na região do pescoço. Pode ser de origem muscular ou problemas na coluna.(9)
     
     

    Dorsalgia
     
    Dor nas costas (também conhecida como dorsalgia) é a dor sentida na região das costas que pode ser de origem muscular, ou ser causada por problemas nos nervos, ossos, articulações ou outras estruturas na coluna vertebral.(10)

  • DOR DE CABEÇA

    Dor de cabeça ou cefaleia é a dor em qualquer local na região da cabeça ou pescoço. É muito freqüente.(11)

    Cefaleia tencional
     
    A cefaleia do tipo tensional (CTT) é a cefaleia mais comum na humanidade. Cerca de 80% da população sofre algum episódio de esporádico de cefaleia do tipo tensional, e 3% apresentam CTT crônica.
    Normalmente caracteriza-se por episódios de dor de cabeça recorrentes, podendo durar alguns minutos ou até alguns dias. A dor parece uma pressão ou aperto, de intensidade fraca a moderada, localizada nos dois lados da cabeça.(12) (13)


    Cefaleia em salvas
     
    São caracterizadas por dores de grande intensidade que parecem “punhaladas”. Evoluem em crises que podem durar de 15 minutos a 3 horas, podendo ser acompanhadas de lacrimejamento, olhos vermelhos, coriza ou obstrução nasal, entre outros.(14)


    Enxaqueca ou migrânea
     
    Dor de cabeça de intensidade moderada a grave que pode durar de 4 a 72 horas. Dor latejante, normalmente é acompanhada de náusea ou vômitos, e piora com a luz e com barulho. Na maioria das vezes se localiza em um dos lados da cabeça ou na região em torno dos olhos. Existem critérios para se fazer o diagnóstico correto de enxaqueca.(14)


     
    Outras dores de cabeça
     
    Existem muitos outros tipos de cefaleias, inclusive cefaleias que são conseqüência de doenças, como por exemplo, a sinusite. Este tipo de cefaleia é chamada de secundária. É importante saber a causa da cefaleia para que seja feito o tratamento adequado.(14)

AVISO

Você está prestes a acessar um ambiente externo que não é responsabilidade da sanofi-aventis.

Deseja ir para esse novo endereço?

Cadastro realizado com sucesso!

Erro ao realizar o cadastro, verifique as informações preenchidas.

Erro ao realizar o cadastro. E-mail já existente.

Erro ao enviar e-mail, verifique as informações preenchidas.

E-mail enviado com sucesso!


COMPARTILHE O APLICATIVO DOR DE BALADA
COM TODO MUNDO

Coloque quantos emails você quiser e escreva sua mensagem.
Os campos com * são de preenchimento obrigatório.

Ops, houve um erro.
Por favor, veja se os campos estão preenchidos corretamente e tente outra vez.
X 4000 caracteres ENVIAR CANCELAR

COMPARTILHE A DICA
COM TODO MUNDO

Os campos com * são de preenchimento obrigatório.

Ops, houve um erro.
Por favor, veja se os campos estão preenchidos corretamente e tente outra vez.
4000 caracteres ENVIAR CANCELAR