Estima-se que dor de cabeça tensional seja o tipo mais comum de dor de cabeça: cerca de 69% dos homens e até 88% das mulheres vão apresentar esse problema em algum momento de suas vidas. A cefaleia tensional varia de leve a moderada e causa sensação de pressão ou de aperto na nuca ou nas regiões frontal e temporal da cabeça.1 É verdade que o uso de uma compressa quente ou fria é capaz de amenizar o sintoma? Confira!
Uma compressa quente ou fria pode aliviar dor de cabeça tensional?
Apesar de sábios, em sua maioria, os ditados populares podem às vezes trazer alguns conhecimentos com os quais a Medicina não corrobora. É um mito, por exemplo, acreditar que a compressa de água quente pode aliviar a dor de cabeça e na nuca provocada pela cefaleia tensional, como explica o clínico geral Sérgio Varella (CRM-RJ: 381885): "A dor de cabeça tensional dilata os vasos sanguíneos e a compressa de água quente piora o quadro com o aumento da vasodilatação".
No entanto, segundo o médico, a aplicação de uma compressa de água fria na região afetada pela dor de cabeça tensional pode ser um grande aliado no alívio do problema. "Como a dor de cabeça faz dilatar os vasos sanguíneos, a água gelada ajuda a contrair essa dilatação, melhorando a dor", esclarece o profissional. Para ele, o ideal é usar a compressa entre 20 e 30 minutos.
Por que a enxaqueca acontece?
Ainda não são conhecidas com clareza as causas da enxaqueca. A teoria anterior de que a enxaqueca seria um problema vascular no cérebro3, está sendo refutada com pesquisas mais recentes que consideram a enxaqueca como um distúrbio cerebral complexo em várias áreas do cérebro e que não tem uma causa ou gatilho único4.
Tratamento pode ser feito sem o auxílio de medicamentos
O tratamento da dor de cabeça tensional deve passar necessariamente por uma investigação sobre os fatores que estão causando esse problema. A partir daí, podem ser recomendados o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e até antidepressivos. Em alguns casos, abordagens que não envolvem o uso de medicamentos podem ser mais eficazes, como a terapia comportamental e a fisioterapia, quando há comprometimento muscular.2
Embora o uso de analgésicos seja uma das formas de tratar a dor de cabeça tensional, é preciso ficar atento: o uso abusivo de medicamentos pode piorar o problema.3 or isso, é importante consultar um médico se apresentar algum dos sintomas da dor de cabeça tensional para saber como tratá-la.
Saiba mais sobre a dor de cabeça tensional
A cefaleia tensional, a depender do caso de cada paciente, pode ser episódica ou crônica. A dor episódica ocorre menos de 15 vezes ao mês, enquanto a dor crônica surge mais de 15 vezes por mês, podendo durar até anos. Nesses casos, o sintoma pode vir acompanhado de náusea, fotofobia e fonofobia.1 4
A dor de cabeça tensional crônica é considerada um grave problema de saúde, pode ser incapacitante e pode reduzir consideravelmente a qualidade de vida de um indivíduo.4
De acordo com Dr. Varella, a dor de cabeça tensional pode ter causas físicas ou emocionais: "Uma alimentação errônea, com horários desajustados, pode causar uma cefaleia forte. O calor também provoca muita dor tensional porque o corpo perde muito líquido com a desidratação". Segundo o médico, distúrbios emocionais, como ansiedade, depressão e sono desregulado, também podem ser responsáveis por esse tipo de dor. O quadro ainda pode piorar com o consumo de tabaco, álcool e cafeína.2
Você sabia?
A enxaqueca pode afetar gravemente sua qualidade de vida e impedi-lo de realizar suas atividades diárias normais.6
Algumas pessoas acham que precisam ficar na cama por dias seguidos, mas vários tratamentos eficazes estão disponíveis para reduzir os sintomas e evitar novas crises de enxaqueca. Converse com o seu médico.6
Produtos Recomendados
Artigos Recomendados
-
[1] Seiden AM. Frontal Headache. The Frontal Sinus. Springer, Berlin, Heidelberg. 2005: 115-126.Acesso em 17/01/2021.
[2] Seiden AM. Cefaleia do tipo tensional: revisão de literatura. Archives Of Health Investigation. 2017; 6(2): 53-58.Acesso em 22/01/2021.
[3] Flores AMN, Junior ALC. O manejo psicológico da dor de cabeça tensional. Psicologia Ciência e Profissão. 2004; 24(3): 24-33.Acesso em 17/01/2021.
[4] International Headache Society 2013–2018.Headache Classification Committee of the International Headache Society (IHS): The International Classification of Headache Disorders, 3rd edition. Cephalgia. 2013; 33(9): 629-808.Acesso em 17/01/2021.
Atualização do site: Janeiro/2022