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A dor de cabeça tensional é o tipo mais comum entre as cefaleias: estudos apontam que 69% dos casos de dor de cabeça são classificados como dor de cabeça tensional e que 80% da população sofre com esse problema a cada ano. Essa dor de cabeça frequente tem impactos diretos na vida pessoal e profissional por diminuir a qualidade de vida e a produtividade.1 Por isso, é importante saber como prevenir e reduzir essa dor de cabeça forte. Confira!

Dor de cabeça tensional é desencadeada por hábitos e atividades rotineiras

A dor de cabeça tensional se manifesta como uma pressão ou aperto que afeta os dois lados da cabeça e tem intensidade leve ou moderada. As causas estão diretamente relacionadas à diminuição dos níveis de serotonina e à tensão na musculatura da cabeça, pescoço e ombros.2 Por isso, a dor de cabeça tensional é desencadeada por atividades rotineiras e por um estilo de vida com estresse e distúrbios do sono, por exemplo. A ansiedade e a depressão também são consideradas gatilhos dessa dor de cabeça frequente.1 2

Outras causas comuns da dor de cabeça tensional são desidratação, ciclo menstrual, bruxismo, mudanças na alimentação ou consumo de determinados alimentos, exposição intensa à luz, odor ou barulho, cafeína e nicotina.1

Como aliviar e evitar crises de dor de cabeça forte

A íntima relação com o estilo de vida do paciente faz com que a prevenção das crises de dor de cabeça forte, assim como a prevenção do desenvolvimento de um quadro de dor de cabeça frequente, seja feita pela adoção de hábitos mais saudáveis. É importante evitar os fatores desencadeantes da cefaleia tensional e investir na redução do estresse, na prática de exercícios físicos, na hidratação e na higiene do sono.1

O remédio mais usado para combater a dor de cabeça forte é o analgésico, devido ao seu efeito de inibição da dor. Anti-inflamatórios não esteroides também podem ser indicados. Quando a causa da cefaleia tensional é a tensão muscular, o uso de um relaxante muscular por períodos curtos também pode ser útil.2 No entanto, é importante destacar que é fundamental procurar ajuda médica antes de iniciar o uso de qualquer medicação.

Já os métodos não medicamentosos para o alívio da dor de cabeça tensional envolvem técnicas de relaxamento, como massagens, banhos quentes de imersão ou compressas quentes no local da tensão muscular, além de yoga e meditação.1 2

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