Não há escapatória, quem passa horas diante de um computador, seja no escritório, no home office ou mesmo jogando e-sports, precisa de uma cadeira boa para coluna. Também é essencial pensar em conforto para as costas e em manter uma boa postura se você é um professor, que corrige provas e prepara uma série de aulas, ou tem qualquer profissão que demande passar muito tempo sentado.

Nesses casos, o m√≠nimo que voc√™ pode fazer pela sua sa√ļde √© ter uma cadeira e/ou acess√≥rios que diminuam o impacto da rotina ‚Äď e as dores que podem aparecer ou mesmo se agravar pelo caminho1.

Portanto, √© muito importante ter consci√™ncia do que deve ser observado no momento em que for comprar esse tipo de produto. Qual √© a melhor cadeira para evitar a ocorr√™ncia de dor na coluna ou outras queixas semelhantes? Como ajust√°-la do jeito certo? Tire suas d√ļvidas a seguir.

Por que escolher uma cadeira boa para coluna?

Escolher uma cadeira boa para coluna faz parte das condutas de ergonomia, que visam otimizar o bem-estar das pessoas no ambiente de trabalho a partir de medidas que incluem a escolha do melhor assento possível, por exemplo2. Mas essa cartilha, é claro, também deve ser aplicada fora do expediente, na hora de adquirir uma cadeira para quem tem problema de coluna ou para prevenir as dores mesmo.

A cadeira ergon√īmica, como √© o caso da chamada cadeira gamer, √© uma ferramenta essencial para proporcionar uma postura adequada e minimizar os riscos que existem quando permanecemos sentados por per√≠odos prolongados. A dor na lombar e os problemas no pesco√ßo (al√ī, dor cervical!) s√£o os principais da lista1.

At√© porque, ap√≥s algumas horas nessa mesma posi√ß√£o, a tend√™ncia natural √© darmos aquela ‚Äúescorregada‚ÄĚ na cadeira e ficarmos com as costas totalmente curvadas, o que traz preju√≠zos para a coluna vertebral1. E vamos combinar que ningu√©m quer colher esses frutos, n√£o √© mesmo?

Qual cadeira é boa para a coluna?

Como comentamos por aqui, o mais importante √© optar por uma cadeira ergon√īmica, que ofere√ßa um bom suporte para as costas e ajude a manter a postura corporal adequada ao sentar1.

Mas isso n√£o √© o suficiente: √© preciso que ela disponibilize op√ß√Ķes de ajustes personalizados para aumentar o conforto de quem trabalha e joga sentado e, assim, evitar dor na coluna e dor no pesco√ßo1. Pensando no bem-estar da coluna, a cadeira gamer √© um modelo interessante.

Afinal, o que √© uma cadeira gamer? Trata-se de um produto criado para suprir a demanda crescente por ergonomia para pessoas que passam muitas horas jogando em um computador, at√© profissionalmente. Uma cadeira gamer √© ergon√īmica, permite v√°rios tipos te ajuste, tem apoio lombar e cervical, alta inclina√ß√£o e design inovador.

Se voc√™ sofre com inc√īmodos, veja alguns tipos de cadeira que podem benefici√°-lo:

Cadeira para dor lombar

O modelo para dor lombar deve ser projetado com um encosto bastante confort√°vel para acomodar a parte inferior das costas dos gamers, streamers e da galera que usa bastante o computador no dia a dia3.

Existem, inclusive, cadeiras que são acolchoadas e curvadas na parte mais baixa do encosto, que pode ser ajustado para cima e para baixo e para frente e para trás. Tudo para se adequar à forma da coluna lombar de cada pessoa e melhorar a sustentação3.

Cadeira para dor cervical

A cadeira para dor cervical deve ter encosto ajust√°vel, permitindo uma reclina√ß√£o de 25 a 30 graus. Essa posi√ß√£o √© bastante favor√°vel porque tira a press√£o dos m√ļsculos do pesco√ßo, que acabam sendo submetidos a for√ßas bem menores do que na posi√ß√£o vertical. A√≠, a musculatura n√£o precisa mais ficar t√£o contra√≠da para manter a cabe√ßa erguida, o que evita tens√Ķes na regi√£o4.

Além disso, uma cadeira boa para coluna cervical também precisa ter um bom apoio para a região lombar para manter a postura alinhada4.

O que torna uma cadeira ergon√īmica? Ergonomia √© o estudo da adapta√ß√£o de ferramentas ao corpo e ao uso humano, visando facilitar o trabalho e diminuir impactos. Cadeira ergon√īmica √© boa para quem tem problema de coluna.

Cadeira para dor no nervo ci√°tico

Como a dor do nervo ciático começa lá embaixo, na parte inferior das costas, e se estende para as nádegas e pernas, também é trivial contar com uma cadeira boa para coluna que tenha apoio lombar para garantir a postura corporal correta5.

Outra dica é evitar cadeiras com assentos duros, já que sentar-se em uma dessas é uma das causas da dor ciática5. O ideal é que a borda do assento seja macia e contornada para não causar compressão nas coxas e nádegas3.

E lembre-se de fazer pausas e levantar de tempos em tempos, já que ficar sentado por muito tempo exerce pressão sobre os discos e ligamentos da região lombar que estão envolvidos na dor no nervo ciático6. Atenção professores e quem passa horas e horas a fio diante do computador no home office ou no escritório.

O que mais deve ser considerado ao comprar uma cadeira boa para coluna?

Veja outros pontos importantes para priorizar na hora de escolher uma cadeira boa para coluna, seja para trabalhar, para estudar ou até para se jogar nos e-sports:

  • assento ajust√°vel em altura e inclina√ß√£o7;
  • mecanismo girat√≥rio7;
  • controles f√°ceis de operar para fazer ajustes enquanto estiver sentado7;
  • base est√°vel com cinco pontos de apoio7;
  • apoio de bra√ßos ajust√°veis e que n√£o interfiram nos movimentos7;
  • tecido respir√°vel e antiderrapante no assento7;
  • assento que n√£o pressiona a parte de tr√°s das coxas ou joelhos7.

E, claro, não se esqueça de optar por um encosto que seja moldado para apoiar a parte inferior das costas7, principalmente se for escolher uma cadeira para quem tem problema de coluna.

Como ajustar a cadeira para evitar dores?

O Canadian Centre for Occupational Health and Safety d√° o passo a passo para fazer ajustes na cadeira que ajudem a manter a postura correta e afugentem os inc√īmodos que atingem em cheio toda a coluna:

1. Posicione o corpo na frente da cadeira e ajuste a altura de modo que o ponto mais alto do assento fique logo abaixo da rótula do joelho7;

2. Sente-se na cadeira e mantenha os pés bem apoiados no chão. Certifique-se de que o assento não esteja pressionando a parte de trás das pernas. O espaço entre a borda do assento e os membros inferiores deve ter cerca de cinco centímetros7;

3. Faça ajustes no encosto para frente e para trás, para cima e para baixo até que ele se encaixe perfeitamente na cavidade da coluna lombar7;

Cadeira boa para coluna √© aquela que se adapta ao seu corpo. √Č importante avaliar se a cadeira √© ajust√°vel na altura do banco, dos bra√ßos e inclina√ß√£o.

4. Com a postura alinhada, dobre os cotovelos em um √Ęngulo reto de 90 graus e ajuste a altura dos apoios de bra√ßo da cadeira. O correto √© que eles praticamente n√£o encostem na parte inferior dos cotovelos7;

5. Se precisar, incline o assento para frente e para tr√°s7.

Tudo pronto? O próximo passo é sentar-se em frente à mesa que você usa e checar se as pernas estão confortáveis e bem encaixadas embaixo da superfície. Faça ajustes finais, se necessário, garantindo também que os cotovelos fiquem na mesma altura da mesa. Se não conseguir colocar os pés no chão, use um apoio para eles7.

Agora que voc√™ j√° sabe como ajustar a cadeira, aproveite para conferir nossas dicas de como corrigir a postura em diversos momentos do dia a dia ‚ÄĒ inclusive quando estiver em frente ao computador, trabalhando ou estudando.

N√£o consigo comprar uma cadeira nova, e agora?

N√£o se preocupe. Se voc√™ n√£o tiver uma cadeira boa para coluna, √© poss√≠vel fazer algumas adapta√ß√Ķes para afastar as dores. Uma alternativa interessante para dar suporte para a regi√£o lombar, por exemplo, √© usar um apoio de coluna para cadeira8, que √© vendido √† parte e pode ser encaixado no encosto.

Além do apoio de coluna para cadeira, um travesseiro, uma almofada ou mesmo uma toalha dobrada em formato de rolo proporcionam conforto para a lombar1.

Outra possibilidade para a mob√≠lia ficar mais macia e ergon√īmica, favorecendo a postura corporal, √© apostar nos assentos acolchoados que s√£o remov√≠veis9.

E se mesmo com todos esses cuidados as dores musculares nas costas persistirem, conte com Dorflex, um analgésico e relaxante muscular que combina dipirona, orfenadrina e cafeína para aliviar dores relacionadas às contraturas musculares10.

Caso a dor persista, você sempre deve contar com a ajuda do médico que te acompanha para fazer uma avaliação precisa. Dependendo da complexidade do caso, outras medidas além de ter uma cadeira boa para coluna podem ser necessárias para manter as dores sob controle.

Por falar nisso, antes de ir embora, veja este conte√ļdo que preparamos sobre o que pode ser dor nas costas. N√£o deixe a dor te atrapalhar! At√© a pr√≥xima!

SET/2023 MAT-BR-2304394

Dorflex Comprimidos
Indicação: Dor no Corpo
Dorflex Caixa

Age na dor e relaxa a tens√£o muscular5

Dorflex Gotas
Indicação: Dor no Corpo

Age na dor e relaxa a tens√£o muscular5

Dorflex Icyhot Spray
Indicação: Dor no Corpo
Dorflex IcyHot

O frio que alivia e calor que relaxa

Dorflex Icyhot Adesivo
Indicação: Dor no Corpo
Caixas de dorflex icyhot adesivo

O frio que alivia e calor que relaxa

Referências:

[1] City of Carson, California. Reducing Back Pain While Sitting in Office Chairs. Disponível em: https://ci.carson.ca.us/content/files/pdfs/riskmanagement/Reducing_Backpain.pdf. Acesso em 7 de agosto de 2023.

[2] Minist√©rio da Sa√ļde. Cartilha de Ergonomia - Aspectos Relacionados ao Posto de Trabalho. Dispon√≠vel em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartilha_ergonomia.pdf. Acesso em 7 de agosto de 2023.

[3] University of Pittsburgh. How to Choose an Ergonomic Chair. Disponível em: https://www.ehs.pitt.edu/workplace/ergonomics/chair. Acesso em 7 de agosto de 2023.

[4] NewYork - Presbyterian Hospital. How to Prevent ‚ÄėTech Neck‚Äô. Dispon√≠vel em: https://healthmatters.nyp.org/how-to-prevent-tech-neck/. Acesso em 7 de agosto de 2023.

[5] Better Health Channel - Department of Health, State Government of Victoria, Australia. Sciatica. Disponível em: https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/conditionsandtreatments/sciatica. Acesso em 8 de agosto de 2023.

[6] Harvard Health Publishing - Harvard Medical School. 5 Tips for Coping with Sciatica. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/pain/5-tips-for-coping-with-sciatica. Acesso em 8 de agosto de 2023.

[7] Canadian Centre for Occupational Health and Safety. Office Ergonomics. Disponível em: https://www.ccohs.ca/oshanswers/ergonomics/office/chair_adjusting.html. Acesso em 8 de agosto de 2023.

[8] Minist√©rio da Sa√ļde. Sa√ļde da Coluna: Dicas para Proteger a Principal Estrutura √ďssea do Corpo Durante as Atividades do Dia a Dia. Dispon√≠vel em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/dezembro/saude-da-coluna-dicas-para-proteger-a-principal-estrutura-ossea-do-corpo-durante-as-atividades-do-dia-a-dia. Acesso em 8 de agosto de 2023.

[9] Health. The 8 Best Seat Cushions of 2023, Tested and Reviewed. Disponível em: https://www.health.com/best-seat-cushions-for-back-pain-7372974. Acesso em 8 de agosto de 2023.

[10] Bula de Dorflex.

Ficou com alguma d√ļvida ainda?