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As cãibras são uma das queixas médicas mais comuns, sendo que a maioria das pessoas relatam já tê-las experienciado pelo menos uma vez ao longo da vida.1

O que é cãibra?

As cãibras podem ser definidas como contração muscular súbita, localizada, involuntária, contínua e dolorosa que pode ocorrer em qualquer músculo do corpo, a qual é visível e palpável a participação de parte ou da totalidade dos músculos afetados.1

Principais músculos que têm cãibra2

Os músculos mais comumente afetados são as panturrilhas e as coxas, mas você também pode ter cãibras em:

  • - Abdômen;
  • - Braços;
  • - Mãos;
  • - Pés.

Cãibra noturna3

De acordo com um estudo, as cãibras noturnas afetam até 60% dos adultos e são mais comuns entre mulheres e adultos mais velhos. Às vezes referidos como espasmos musculares, eles ocorrem quando um ou mais músculos se contraem involuntariamente e, quando frequentes, podem atrapalhar seu sono.

Na maioria das vezes, o músculo relaxa em menos de 10 minutos. Sua perna pode ficar dolorida ou sensível por até um dia depois.

O que causa cãibra?

  • - Desgaste muscular, geralmente durante exercícios físicos;2
  • - Lesões musculares e desidratação (perda excessiva de líquidos no corpo);2
  • - Níveis baixos de minerais que contribuem para a função muscular saudável:2
    • - Cálcio;
    • - Potássio;
    • - Sódio;
    • - Magnésio.
  • - O baixo suprimento de sangue nas pernas e nos pés durante atividades físicas.2

Algumas condições também podem causar cãibras, como:4

  • - Abuso de álcool;
  • - Cirrose;
  • - Insuficiência renal crônica;
  • - Hemodiálise;
  • - Tratamento do câncer;
  • - Fadiga muscular;
  • - Doença vascular;
  • - Mal de Parkinson;
  • - Doença arterial periférica (DAP);
  • - Síndrome das pernas inquietas;
  • - Gravidez, especialmente nos estágios finais;
  • - Doença do neurônio motor;
  • - Doença de Lou Gehrig (esclerose lateral amiotrófica ou ELA);
  • - Irritação ou compressão do nervo espinhal;
  • - Endurecimento das artérias;
  • - Estenose espinhal;
  • - Doença da tireoide e problemas hormonais;
  • - Infecções crônicas;
  • - Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
  • - Doença renal crônica e insuficiência renal;
  • - Diabetes, especialmente diabetes tipo 2;
  • - Fibromialgia.4

Como fazer a cãibra passar rápido

Algumas formas de aliviar a cãibra são:4

  • - Pare a atividade que causou a cãibra;
  • - Alongue e massageie o músculo (andar na ponta dos pés pode ajudar a alongar os músculos);
  • - Segure a perna na posição esticada até que a cãibra pare;
  • - Aplique calor nos músculos que estão tensos;
  • - Use compressas frias nos músculos sensíveis.4

Caso isso não ajude a aliviar a dor, você pode:

  • - Massagear a área afetada;1
  • - Ingerir sal em bebidas ou comida.1

O que é bom para cãibra

A melhor formar de tratar as cãibras é através da sua prevenção. Para isso:2

  • - Evite ou limite os exercícios que sobrecarregam os músculos;
  • - Faça alongamentos ou um aquecimento antes de praticar esportes e se exercitar;
  • - Não faça exercícios logo após comer;
  • - Reduza a ingestão de alimentos e bebidas que contenham cafeína, como café e chocolate;
  • - Certifique-se de beber bastante líquido para evitar a desidratação. Seu corpo perde mais água quando fisicamente ativo, então aumente sua ingestão de líquidos quando você se exercita.2

Exercícios e alongamentos4

Se não houver uma causa específica, as cãibras nas pernas provavelmente vão melhorar sem tratamento, mas exercícios de alongamento podem ajudar. Tente os seguintes alongamentos:

Alongamento do músculo da panturrilha

  • - Fique a cerca de 1 metro de uma parede com os dois pés apoiados no chão.
  • - Incline-se para frente contra a parede com os braços estendidos e as mãos apoiadas na parede. Mantenha os calcanhares no chão.
  • - Segure por 10 segundos e, em seguida, retorne suavemente à posição vertical.
  • - Repita 5-10 vezes.

Alongamento dos músculos isquiotibiais (atrás das coxas)

  • - Sente-se no chão com as pernas esticadas para a frente.
  • - Puxe os dedos dos pés em direção ao joelho para alongar o músculo da panturrilha.
  • - Segure por 30 segundos.

Alongamento do músculo quadríceps (parte da frente das coxas)

  • - Fique em pé, segurando uma parede ou cadeira para apoio, se necessário.
  • - Puxe um pé em direção às nádegas, segure o tornozelo, e mantenha o pé o mais próximo possível do corpo.
  • - Segure por 30 segundos e repita com o outro pé.

Fazer esses exercícios pode ajudar a aliviar ou prevenir cãibras. Eles também podem servir como aquecimento antes do exercício.

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