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A dor muscular pós-treino pode ocorrer quando se inicia um novo programa de exercícios, altera sua rotina de exercícios ou aumenta a duração ou intensidade de seu treino regular.1 Ela surge cerca de 8 horas após o exercício, aumentando a intensidade nas próximas 24 a 48 horas, diminuindo progressivamente após 72 horas. Apresenta os seguintes sintomas:2

  • - Rigidez muscular;
  • - Diminuição da força muscular;
  • - Inchaço local;
  • - Sensibilidade ao toque;
  • - Diminuição da amplitude do movimento;
  • - Incapacidade de gerar força máxima.2

Por que sentimos dor muscular pós-treino?3

Durante o exercício físico, os músculos do corpo se estendem e se contraem para apoiar o movimento. A atividade física prolongada ou repetitiva pode sobrecarregá-los, podendo levar a dores musculares.

O esforço excessivo e a dor muscular são mais prováveis de ocorrer após atividade física diferente do normal. Isso pode ser devido a:

  • - Exercitar-se com mais frequência do que o habitual;
  • - Fazer treinos de alta intensidade;
  • - Realizar treinos mais longos;
  • - Introduzir novos exercícios a uma rotina.

A dor muscular geralmente ocorre várias horas após a atividade física. Por esse motivo, os médicos se referem à condição como dor muscular de início tardio. A maioria das pessoas experimenta essa dor em algum momento, independentemente de sua aptidão física.

A causa exata ainda não é clara. Alguns especialistas acreditam que pode ser devido a lesões microscópicas nas fibras musculares, que podem se desenvolver durante o exercício. Eles acreditam que a dor muscular é o resultado do corpo curando essas micro lesões. É importante ressaltar que, diferente do que muitos acreditam, a dor não ocorre devido a um acúmulo de ácido lático nos músculos.

Como aliviar a dor muscular pós-treino

Não há uma maneira simples de tratar a dor muscular pós-treino, mas nada comprovadamente eficaz. Algumas coisas que podem ajudar a aliviar os sintomas são:1

  • - Descanso;
  • - Compressa de gelo;
  • - Massagem.1

Esse tipo de dor geralmente não requer intervenção médica. Mas é importante procurar aconselhamento médico se a dor se tornar insuportável, se tiver um inchaço grave ou se a urina ficar escura.1 Uma dor persistente ou insuportável pode ser sinal de uma lesão mais grave, como uma distensão ou entorse.3

Como evitar dor muscular pós-treino1

Uma das melhores maneiras de prevenir a dor muscular de início tardio é começar qualquer novo programa de atividades físicas de forma suave e gradual. Permitir que o músculo tenha tempo para se adaptar a novos movimentos deve ajudar a minimizar a dor.

Não há muitas evidências de que o aquecimento seja eficaz na prevenção ou redução da dor. Mas exercitar-se com os músculos aquecidos reduzirá a chance de lesão e melhorará o desempenho.

Pode treinar com dor muscular?1

Sim, embora possa parecer desconfortável no começo. A dor deve desaparecer assim que os músculos estiverem aquecidos, mas provavelmente retornará após o exercício, assim que os músculos esfriarem.

Se você achar difícil se exercitar, pode descansar até que a dor desapareça. Alternativamente, você pode se concentrar em exercícios direcionados aos músculos menos afetados para permitir que os grupos musculares mais afetados se recuperem.

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Referências:

[1] NATIONAL HEALTH SERVICE (NHS). Why do I feel pain after exercise? 03 fev. 2021. Acesso em: 10 fev. 2022.

[2] DO NASCIMENTO, Cláudia Roberta Vilela; et al. Dor muscular tardia: etiologia e tratamento. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo, mar./abr., 2007;1(2):90-99. Acesso em: 10 fev. 2022.

[3] KANDOLA, Aaron. What to know about muscle soreness. Medical News Today. 27 nov. 2019. Acesso em: 10 fev. 2022.

Atualização do site: Maio/2022

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