Printed From:

É bem difícil achar alguém que, em algum momento da vida, não tenha sentido dor nas costas. Esse sintoma pode se manifestar por várias razões, como resultado de alguma demanda física no trabalho ou em casa, ou até mesmo por ficar muito tempo em pé. No entanto, em muitos casos, os problemas de postura são os verdadeiros vilões da coluna e podem causar não apenas as dores passageiras, como problemas crônicos no longo prazo.1 Quer saber mais sobre como você pode corrigir sua postura e seus benefícios? Confira!

Má postura pode levar à dor crônica e deformações na coluna

Além da dor nas costas, especialmente na parte inferior da coluna, a má postura pode estar ligada à perda da capacidade de movimentação do tronco e dores crônicas1. Deformações na coluna também podem estar associadas à má postura, como a hipercifose, uma curvatura anormal da espinha dorsal para frente, que pode causar dores nas costas.2 O hábito de sentar curvado para usar o computador, por exemplo, é associado ao desenvolvimento de cifose no longo prazo3.

Trabalho pesado é um dos principais fatores que levam a problemas na coluna

Ainda que o trabalho em escritório, em posições posturais não adequadas, possa contribuir para o desenvolvimento de problemas de coluna, trabalhadores de serviços gerais, motoristas de caminhão, trabalhadores domésticos, mecânicos, auxiliares de enfermagem, estivadores, lenhadores, lixeiros e trabalhadores da construção civil fazem parte do grupo de ocupações com alto risco para problemas na coluna. É importante que haja respeito à biomecânica de cada trabalhador e que haja cuidado atenção aos equipamentos utilizados, às pausas durante o expediente e também ao ambiente de trabalho, o que ajuda a melhorar sua qualidade de vida e prevenir problemas de postura.4

Como tratar os problemas de postura inadequada?

É possível amenizar os problemas posturais de diversas maneiras. Um dos métodos mais eficazes procurados por quem deseja corrigir o alinhamento da postura é o pilates, que tem sido utilizado para o desenvolvimento de capacidades físicas condicionantes, fins terapêuticos, bem-estar e disciplina mental, considerando que o método prioriza a ativação dos músculos posturais5. Outro método de tratamento para a má postura é o RPG (Reeducação Postural Global), uma técnica que tem sido utilizada com relatos de benefícios para a prevenção e recuperação de disfunções musculoesqueléticas, incluindo na redução da dor6.

Dorflex Uno Comprimido

Indicação: Enxaqueca

Potente contra a enxaqueca*1,3,4

Dorflex Uno Efervescente

Indicação: Enxaqueca
Dorflex UNO

Potente contra a enxaqueca*1,3,4

Ficou com alguma dúvida ainda?