Printed From:

Não é incomum sentir dores no pescoço após passar o dia exercendo tarefas na frente do computador. Segundo um artigo publicado em 2010, a incidência de dor cervical no mundo varia entre 10,4% e 21,3%, com uma ocorrência mais alta entre pessoas que trabalham em escritórios e fazem uso constante de computadores. Embora alguns estudos relatem que entre 33% e 65% dos indivíduos se recuperam dos episódios de dor no pescoço em um ano, a maioria das pessoas tem diversas recaídas ao longo da vida, sofrendo com dores crônicas.1

De acordo com um estudo feito na Finlândia em 2003 sobre dor no pescoço em funcionários que trabalham na frente de computadores, os profissionais com maiores níveis de estresse e mais sedentários apresentaram maior risco de sofrer com esse problema. Ou seja, as dores no pescoço decorrentes do trabalho estão relacionadas à tensão e ao estresse. Saiba mais!

Dor no pescoço pode ser um sintoma de estresse

Segundo Thiago Salati, neurocirurgião formado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e especialista em cirurgia da coluna vertebral, a dor no pescoço pode ter várias causas. A principal é a chamada “dor miofascial”, também conhecida como “dor muscular”.

Para o médico, ela se caracteriza principalmente por pontos de tensão muscular associados à sensação de formigamento ou à dor exacerbada nessas regiões. Muitas vezes, é possível apalpar e sentir um pequeno ponto mais dolorido. “Esse tipo de dor cervical está diretamente relacionado ao estresse físico e principalmente psíquico. Também é frequente em pessoas com transtornos depressivos e alterações no sono”, informa o especialista.

Ainda de acordo com o profissional, quando o estresse está presente por longos períodos de tempo, os músculos ficam tensos. Essa tensão constante pode desencadear reações e distúrbios, como dores no pescoço, na lombar e na cabeça. Assim, uma rotina estressante, com muitas horas de trabalho, pode submeter o corpo a longos períodos de tensão e acabar provocando as incômodas dores no pescoço.

Como prevenir e tratar as dores no pescoço

O médico deve ser sempre consultado para fazer um diagnóstico preciso e prescrever o tratamento mais adequado para a dor no pescoço. “Descartando as causas mais graves, a prevenção e o tratamento são feitos a partir de mudanças nos hábitos de vida, como prática de esportes, deixar de fumar e ter um sono reparador, além da reabilitação com fisioterapia direcionada para o problema”, diz Dr. Salati.

Dorflex Comprimidos

Indicação: Dor no Corpo
Dorflex Caixa

Age na dor e relaxa a tensão muscular5

Dorflex
Gotas

Indicação: Dor no Corpo
Dorflex Gotas

Age na dor e relaxa a tensão muscular5

Dorflex Icyhot Spray

Indicação: Dor no Corpo
Dorflex IcyHot

O frio que alivia e o calor que relaxa

Dorflex Icyhot Adesivo

Indicação: Dor no Corpo
Caixas de dorflex icyhot adesivo

O frio que alivia e o calor que relaxa

Ficou com alguma dúvida ainda?