Printed From:

Já carregou muito peso e sentiu aquela dor nas costas? Ou pegou alguma coisa pesada e depois deu aquela famosa “travada” na coluna? A dor nas costas é uma queixa muito comum nos consultórios médicos e se manifesta com maior frequência em quem trabalha carregando muito peso ou em atividades repetitivas e que exigem muito esforço.1 Mas aí fica a dúvida: é possível carregar o peso de uma forma correta, que não prejudique a coluna e não cause dor?

Usar os joelhos é o mais recomendado para não sobrecarregar a coluna

Ao levantar objetos pesados do chão ou de um local baixo, o mais recomendado é se colocar no nível do objeto, dobrando os joelhos, e levantá-lo utilizando a força das pernas. Dessa forma, você não sobrecarrega tanto as costas e não força a região lombar.1 Se, ao contrário, o objeto estiver acima de você, o ideal é se colocar ao nível do objeto com o apoio de uma escada, ao invés de esticar os braços para pegar, protegendo a região cervical.

Praticar atividades físicas ajuda na redução da dor na coluna

A dor na coluna, especialmente na região lombar, é um problema comum relacionado ao ambiente de trabalho, comumente associado a profissões que exigem o levantamento repetitivo de cargas em longas jornadas.2 Uma das estratégias para reduzir os sintomas é investir na atividade física. A prática regular de atividades como a natação ou a caminhada é capaz tanto de ajudar na prevenção quanto na redução dos sintomas da dor nas costas. 1

Exercícios de alongamento também podem ajudar bastante quem sofre de dor nas costas causada pelo frequente carregamento de peso. O pilates, atividade física que reúne alongamento, respiração e correção da postura, pode ser uma alternativa interessante para quem não tem como escapar da sobrecarga nas costas. Estudos demonstraram que esta técnica pode proporcionar alívio da dor nas costas mesmo em situações de deformações na coluna, como a escoliose.3

Apesar da prevenção, a dor nas costas pode virar um problema crônico

Apesar de existir uma forma sugerida como mais indicada de se levantar objetos muito pesados para não sobrecarregar as costas, não há consenso entre os pesquisadores se isso faz realmente diferença na saúde da coluna, no longo prazo.4 5 Por isso, se você trabalha em alguma profissão que exija o levantamento de cargas pesadas, o recomendado é que você converse com um médico, que pode indicar métodos para reduzir o dano na sua coluna de acordo com as suas especificidades.

Infelizmente, para algumas pessoas a dor nas costas pode virar um problema crônico que pode interferir de maneira muito negativa na sua qualidade de vida6. Por isso, em casos de dor crônica nas costas é sempre importante consultar um médico.

Dorflex Uno Comprimido

Indicação: Enxaqueca

Potente contra a enxaqueca*1,3,4

Dorflex Uno Efervescente

Indicação: Enxaqueca
Dorflex UNO

Potente contra a enxaqueca*1,3,4

Ficou com alguma dúvida ainda?