Printed From:

A dor nas pernas e a dor na coluna podem se manifestar de forma conjunta, já que ambas estão dentro da categoria de dores que afetam os membros inferiores.1 Conversamos com o ortopedista Paulo Kanaji para esclarecer as dúvidas sobre a relação entre o hábito de ficar muito tempo em pé e o surgimento de dores nas costas e nas pernas, já que muitas pessoas passam horas em pé, seja por causa da profissão ou devido ao deslocamento até o trabalho.

Entenda as causas da dor nas pernas e dor na coluna

A dor nos membros inferiores pode decorrer de uma variedade de causas. Postura inadequada , traumatismos, práticas esportivas, obesidade e anomalias congênitas são alguns exemplos. E não para por aí: as possibilidades são tão amplas que tanto ficar sentado quanto ficar em pé por muito tempo podem desencadear crises de dores nas costas e nas pernas. O problema está, na verdade, nos extremos. Tanto o sedentarismo quanto o esforço físico excessivo são causas.1 "Por isso, o ideal é balancear as horas sentadas e em pé", afirma o ortopedista.

Doutor Kanaji explica o motivo pelo qual ficar muitas horas em pé pode ser desgastante para o corpo: "A pressão aumenta e nosso sangue fica concentrado nas pernas, o que acaba sobrecarregando as articulações. Os maiores problemas são os circulatórios (nos membros inferiores), além de lombalgias (dor na região lombar da coluna), alterações posturais e artrose (desgaste das articulações). Os sintomas que podem surgir com esse problema são varizes, sensação de peso nas pernas, dor nas pernas e inchaço".

Como aliviar as dores nas costas e nas pernas após um dia cansativo

A boa notícia é que a maioria dos casos dispensa cirurgia. Fazer um tratamento adequado já é suficiente para aliviar os sintomas. Para isso, a consulta com um médico especialista é essencial. O tratamento para dor nas pernas e na coluna foca na redução do processo inflamatório e pode incluir períodos de repouso, medicamentos anti-inflamatórios não hormonais e exercícios de alongamento.

Manter um bom preparo físico é de extrema importância. ''O exercício físico é fundamental para fortalecer a musculatura e preparar o corpo para a atividade diária. A musculação e a corrida, nesses casos, vão trabalhar diretamente nas regiões que precisam estar fortes para manter o equilíbrio e a rotina'', explica o especialista.

Pessoas que trabalham em pé e sofrem de , e mais especificamente de dor no calcanhar , podem contar com o suporte de palmilhas confeccionadas sob medida para uso diário.2 "Usar meias de compressão também é uma boa alternativa, pois elas dão suporte aos músculos, o que melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos. Elas são usadas para reduzir o inchaço das pernas", acrescenta Kanaji.

O ortopedista também indica uma prática que pode ser feita diariamente ao chegar em casa após um dia cansativo de trabalho: "Para aliviar a tensão e até mesmo reduzir as dores e os inchaços, oriento que seja feito um escalda pés. Encha uma bacia com água quente, porém, em temperatura suportável para entrar em contato com a pele. Despeje nela um pouco de sal grosso e óleos essenciais. Sente-se em um banco ou sofá e coloque os pés na mistura por, aproximadamente, 15 minutos".

Dorflex Comprimidos

Indicação: Dor no Corpo
Dorflex Caixa

Age na dor e relaxa a tensão muscular5

Dorflex
Gotas

Indicação: Dor no Corpo
Dorflex Gotas

Age na dor e relaxa a tensão muscular5

Dorflex Icyhot Spray

Indicação: Dor no Corpo
Dorflex IcyHot

O frio que alivia e calor que relaxa

Dorflex Icyhot Adesivo

Indicação: Dor no Corpo
Caixas de dorflex icyhot adesivo

O frio que alivia e calor que relaxa

Ficou com alguma dúvida ainda?