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Além da prática de atividades físicas ter um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares e do diabetes tipo 2, estudos recentes reconhecem a sua eficácia no tratamento da depressão. Essa disseminação sobre os benefícios do exercício físico vêm contribuindo para o aumento de praticantes ao redor do mundo, mas por outro lado, observa-se um aumento simultâneo de lesões e dores musculares. Entre as causas associadas ao dano muscular, está a prática incorreta de atividades físicas. Entenda por que isso acontece!1 2 3

Prática irregular de exercício físico aumenta o risco de lesões

As dores musculares de início tardio indicam que a atividade física foi realizada de forma irregular, seja por sobrecarga de estímulos ou por duração prolongada de treinamento. Isso acontece quando cargas intensas são administradas para o treino de indivíduos sem o preparo físico necessário, o que causa o estiramento das fibras musculares e, consequentemente, a sensação de dor. Da mesma forma, o exercício físico duradouro impede que o tecido muscular recupere os níveis de glicogênio perdidos durante o treino, o que pode causar fadiga muscular e prejudicar o desempenho dos praticantes.4 5

Como prevenir que o exercício físico em casa cause dores musculares

A prática de exercício físico em casa vem sendo reconhecida por profissionais da saúde como uma forma eficiente de reduzir os impactos físicos e emocionais provocados pela pandemia do COVID-19. Mas a falta de orientação profissional devido às condições de isolamento pode conduzir à prática incorreta de exercício físico, o que aumenta o risco de lesões.6 7

Por isso, alguns cuidados são necessários para evitar que o exercício físico em casa cause dores musculares:

  • - Adotar práticas de aquecimento antes do início da atividade física;
  • - Personalizar o treino de acordo com a idade, condição de saúde e nível de aptidão física;
  • - Não exceder o limite recomendado pela OMS de 150 minutos de exercício moderado ou 75 minutos de atividade intensa semanais;
  • - Praticar exercícios de alongamento para reduzir a tensão nos músculos.6 8

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