Printed From:

Ficar muito tempo no celular pode causar enxaquecas e dores de cabeça?

Para a maioria de nós, nossos telefones são uma ferramenta indispensável para nossa vida diária, e isso não é apenas porque eles nos ajudam a ficarmos conectados.
Com o desenvolvimento da tecnologia dos smartphones, agora podemos fazer de tudo, desde tirar fotos de alta qualidade até estudar para provas, tudo isso a partir de um poderoso dispositivo que cabe em nossos bolsos!

Mas com essas infinitas possibilidades, nossos telefones também podem ter um impacto negativo sobre nós se não tomarmos as precauções corretas.
Os cientistas estão particularmente interessados nos efeitos gerados pelo uso das telas, na forma como nos posicionamos quando usamos nossos telefones e como ambos os fatores podem ser responsáveis por dores de cabeça e enxaquecas

Isto se deve, em grande parte, a duas síndromes-chaves relacionadas a telefones, conhecidas como "tensão ocular digital" e "síndrome do pescoço de texto" (em inglês, text neck), que demonstraram desencadear dores de cabeça e enxaquecas1-2.
Pesquisadores também encontraram uma conexão existente entre telas, dores de cabeça e enxaquecas por meio de um estudo em que 57% das crianças tiveram dores de cabeça causadas pelo uso do computador3.

Você está preocupado(a) que o seu telefone possa estar te dando enxaqueca? Descubra mais sobre a relação entre telefones e a sensação de peso na cabeça, além de algumas maneiras de evitar as dores de cabeça relacionadas ao uso do telefone.

Como a tensão ocular digital e a “síndrome do pescoço de texto” causam enxaquecas

A tensão ocular digital é um problema comum para as pessoas que usam telas regularmente. Um estudo mostra que a tela pode afetar até 65% dos usuários de computador, e isso antes mesmo de levarmos em conta o uso dos telefones1 Os sintomas típicos incluem olhos secos e doloridos, e enxaquecas. Essas dores de cabeça são causadas pelo fato de os olhos terem que focar regularmente na tela, além do efeito dos altos níveis de brilho.

Além disso, estudos mostram que o tempo de exposição à tela também pode ter um efeito negativo sobre o sono, o que pode levar a dores de cabeça.
Isso significa que usar seu telefone antes de dormir pode ter um duplo efeito negativo, aumentando seu risco de desenvolver enxaquecas4

Como evitar a enxaqueca devido ao uso do telefone

A maneira mais fácil de reduzir as chances de ter essa dor de cabeça gerada pelas telas é fazendo uma pausa! Dê uma pausa do seu telefone a cada 20 minutos e alivie os seus olhos olhando para algo mais distante por pelo menos 20 segundos. Também vale a pena reduzir o brilho da tela para que você não precise forçar suas vistas5.

Ficar atento à sua postura enquanto usa o telefone também pode fazer uma grande diferença. Você está se curvando e olhando para baixo enquanto envia uma mensagem de texto? Tente manter sua cabeça para cima e sua tela ao nível dos olhos, mantendo seu queixo paralelo ao chão e suas costas retas6

Se você ainda estiver tendo dores de cabeça ou enxaquecas mesmo após uma pausa das telas ou se estiver preocupado com o uso do telefone, não hesite em falar com seu médico para descartar quaisquer problemas subjacentes.

Dorflex Uno Comprimido

Indicação: Enxaqueca

Potente contra a enxaqueca*1,3,4

Dorflex Uno Efervescente

Indicação: Enxaqueca
Dorflex UNO

Potente contra a enxaqueca*1,3,4

Ficou com alguma dúvida ainda?