Printed From:

Maioria das lesões acontece em decorrência do trabalho; é preciso estar atento para evitar o problema

Por definição, as lesões por esforço repetitivo (LER) são problemas que causam dor e atingem o sistema musculoesquelético, como tendões, ligamentos, ossos, articulações, músculos, entre outras estruturas. As lesões são provocadas por sobrecarga mecânica, como a repetição excessiva de um movimento, que normalmente acontece em decorrência de atividades no trabalho. Os problemas ocupacionais mais comuns são as tendinites, especialmente nos punhos, cotovelos ou ombros, além das lombalgias e, ainda com maior frequência, as mialgias, nome técnico para as dores musculares, que neste caso podem acontecer em vários locais do corpo3,4.

Há vários tipos de atividades que podem gerar uma lesão por esforço repetitivo, mas é preciso entender que qualquer tipo de trabalho, quando os limites biomecânicos das pessoas não são respeitados, pode resultar em uma LER3,4.Prevenir, portanto, é necessário.

Prevenção

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) feita pelo IBGE em 2013, mais de 3,5 milhões de brasileiros declararam ter sido diagnosticados com LER5. A prevenção, portanto, é fundamental para evitar que mais casos surjam, e ela inclui se respeitar e não ir além de seus limites, além de fundamentalmente as empresas permitirem que seus funcionários tenham acesso a um local de trabalho que valoriza a ergonomia e busca evitar doenças ocupacionais.

Para que a atividade profissional seja desempenhada de forma saudável, é necessário oferecer mobiliários adequados, jornada de trabalho e intervalos apropriados, além de permitir – e reforçar – a necessidade de manter uma postura correta durante o expediente. Ensinar técnicas para que o empregado consiga executar as tarefas sem sobrecarregar-se é também essencial3,4.

As medidas, quando tomadas já no início da atividade profissional, evitam lesões por esforço repetitivo e diminuem a chance de o funcionário faltar ao trabalho ou ser até mesmo afastado em decorrência de dor ou incapacidade de desempenhar aquela função pelas limitações físicas impostas pelas lesões.

No entanto, é preciso lembrar que as LER não acontecem apenas durante o expediente: qualquer pessoa que desempenhe atividades que exijam esforços repetitivos, mesmo que seja apenas por hobby, está suscetível a sofrer lesão em alguma estrutura3,4. Por isso, quem é atleta não profissional, dançarino por diversão, gosta de fazer atividades manuais como crochê ou tricô, é gamer nas horas vagas, entre outros passatempos, deve tomar os mesmos cuidados de quem trabalha o dia todo com atividades repetitivas.

Fazer pausas durante as atividades é essencial, e o ideal é usar esses momentos não só para gerenciar o estresse, mas também para praticar algum alongamento que possa aliviar a tensão muscular, já que é também uma forma de prevenção.

Tratamento

Apenas um médico consegue diagnosticar se aquela dor que a pessoa sente é uma lesão por esforço repetitivo. A partir do diagnóstico, um tratamento é indicado, e ele pode variar entre fisioterapia, medicamentos, infiltrações no local afetado, bem como o uso de talas, coletes, protetores (órteses), que colaboram para a recuperação do membro atingido3,4.

Além desses tratamentos, o médico também poderá orientar a procura de um psicoterapeuta, já que o estresse psicológico pode afetar a percepção de dor, tornando a lesão ainda mais dolorida. Outra razão para a recomendação de psicoterapia é que, se a pessoa estiver passando por um momento muito estressante, ou tem ansiedade ou depressão, esses problemas agravam a tensão muscular6, piorando a dor3,4.

Dorflex Comprimidos

Indicação: Dor Muscular
Dorflex Caixa

Age na dor e Relaxa a tensão muscular1

Dorflex Uno Comprimido

Indicação: Enxaqueca

Potente contra a enxaqueca2

Dorflex
Gotas

Indicação: Dor Muscular
Dorflex Gotas

Age na dor e relaxa a tensão muscular1

Dorflex Uno Efervescente

Indicação: Enxaqueca
Dorflex UNO

Potente contra a enxaqueca2

Dorflex Icyhot Spray

Indicação: Dor Muscular
Dorflex IcyHot

O frio que alivia e o calor que relaxa

Dorflex Icyhot Adesivo

Indicação: Dor Muscular

O frio que alivia e o calor que relaxa

Referências:

[1] Bula Dorflex
[2] Bula de Dorflex Uno
[3] Sociedade Brasileira de Reumatologia. Comissão de reumatologia ocupacional. As Dez Perguntas Essenciais Sobre Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER / DORT). Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/as-dez-perguntas-essenciais-sobre-disturbios-osteomusculares-relacionados-ao-trabalho-ler-dort/
[4] Ministério da Saúde. Diagnóstico, Tratamento, Reabilitação, Prevenção e Fisiopatologia das LER/DORT. Secretaria de Políticas de Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas, Área Técnica de Saúde do Trabalhador. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diag_tratamento_ler_dort.pdf
[5] Fundacentro. LER/DORT atinge 3,5 milhões de trabalhadores. Disponível em: http://www.fundacentro.gov.br/noticias/detalhe-da-noticia/2016/2/pesquisadores-da-fundacentro-comentam-sobre-a-lerdort
[6] American Psychological Association. Stress effects on the body. Disponível em: https://www.apa.org/helpcenter/stress-body

Atualização do site: Outubro/2020

Ficou com alguma dúvida ainda?