Dor de cabeça é um incômodo que praticamente todos nós experimentamos em algum momento de nossas vidas. E existem diferentes tipos de dor de cabeça, entre eles a dor de cabeça tensional, que é a forma mais frequente de cefaleia1.

E vamos combinar que sentir dor não é legal. As cefaleias podem ser limitantes, atrapalhar as atividades diárias e trazer prejuízos para o bem-estar e para a qualidade de vida de quem convive com esse problema2.

Mas e a dor de cabeça tensional, o que é? Quais são as causas e como podemos identificá-la? Neste artigo, vamos explorar essas questões e ainda fornecer dicas valiosas para aliviar essa dor que pode ser tão incômoda.

O que é dor de cabeça tensional?

A dor de cabeça tensional é um tipo de cefaleia primária, ou seja, ela é uma doença propriamente dita, cujo sintoma principal, porém não único, são episódios de dor de cabeça3.

A dor de cabeça tensional costuma ter um pico de ocorrência entre os 20 e os 50 anos e é observada uma certa predominância em mulheres. E mesmo sendo tão comum, muitos desses pacientes nunca consultam um médico quando têm uma crise de dor2.

Vale dizer que a cefaleia tensional é considerada complexa, já que envolve diversos fatores no surgimento da dor. Um deles, bastante sugerido pelos especialistas, é o estresse2 - algo que muita gente conhece bem! Portanto, vamos conhecer agora as possíveis causas da dor de cabeça tensional.

Quais são as causas da cefaleia tensional?

Mesmo sendo um problema muito comum, as causas da dor de cabeça tensional ainda não são totalmente compreendidas4. Porém, acredita-se que vários elementos, como genética e sensibilidade à dor, estejam envolvidos5.

Por outro lado, diversos estudos associam a tensão muscular a esse tipo de dor de cabeça. De acordo com as evidências, a cefaleia tensional ocorre quando os músculos da cabeça, pescoço e ombros ficam muito tensos ou contraídos4,5. E aí chegamos a um ponto conhecido por muitos…

Estresse como causa da dor de cabeça tensional

A tensão muscular, em muitos casos, está relacionada a eventos estressantes e até mesmo àqueles dias mais corridos4. Imagina um dia cheio no trabalho, repleto de metas a serem cumpridas. Você precisa se virar nos 30 para resolver tudo. Isso é algo que pode ser bem estressante.

E o estresse do dia a dia é considerado um gatilho (ou agravante) importante de uma dor de cabeça tensional5. Por isso, não é raro que muita gente sinta dor de cabeça por estresse5!

O estresse é uma das principais causas da dor de cabeça tensional.

Má postura e as dores de cabeça tensionais

Ainda falando sobre o que pode causar cefaleia tensional temos a questão da postura6. Ficar com a cabeça em uma mesma posição por muito tempo, sem se mover, ou dormir com o pescoço em uma posição inadequada, por exemplo, pode levar a uma dor de cabeça tensional7.

Leia também nosso guia completo para a postura ideal

Outras possíveis causas da dor de cabeça tensional

Mas os gatilhos desse problema não param por aí. Você pode ter maior probabilidade de desenvolver uma cefaleia tensional se estiver exposto(a) a:

  • sono inadequado ou falta de sono5,6;
  • distúrbios do sono, como insônia e sonolência diurna excessiva5;
  • cansaço visual (“vista cansada”)7;
  • bruxismo (que envolve os hábitos de apertar e/ou ranger os dentes)5,7;
  • fadiga ou esforço excessivo5,7;
  • consumo de bebidas alcoólicas5,7.

Leia também: saiba quais são as causas da tensão muscular

Sintomas de dor de cabeça tensional

Depois de conhecer os causadores dessa dor, é hora de saber, de fato, como é a dor de cabeça tensional. As pessoas que sofrem com isso costumam dizer que sentem peso ou aperto/pressão, como se uma tivesse uma faixa ao redor da testa2,6.

Entretanto, essa sensação é apenas uma das características desse tipo de cefaleia. Veja a seguir como é a dor de cabeça tensional:

  • dor de intensidade leve a moderada5;
  • normalmente bilateral (nos dois lados da cabeça), mas também pode ocorrer na testa, regiões posteriores da cabeça e pescoço5;
  • constante (mas não pulsátil)2,6;
  • não costuma ser acompanhada de fotofobia (sensibilidade à luz), fonofobia (sensibilidade a sons) e náusea5,6;
  • não piora com atividade física2,3,6;
  • duração de 30 minutos a 7 dias6.

Além disso, é muito comum que a cefaleia tensional comece no final da tarde, devido à grande relação com o estresse físico e emocional (depois de um dia cansativo e corrido, por exemplo). E não podemos esquecer também da tensão muscular, que pode ser resultado da posição do pescoço durante as horas passadas no trabalho ou em qualquer outra atividade do dia3.

Vale acrescentar ainda que, dependendo da frequência, a dor de cabeça tensional pode ser crônica ou episódica. Apesar de ter as mesmas características que as cefaleias episódicas, o tipo crônico aparece por, pelo menos, 15 dias a cada mês por, no mínimo, 3 meses5.

Enxaqueca ou dor de cabeça tensional?

Em muitos casos, pode ser difícil distinguir a dor de cabeça tensional de uma enxaqueca. Entretanto, ao contrário de uma crise de enxaqueca, a dor da cefaleia tensional não piora com as atividades do dia. Além disso, a cefaleia tensional não surge acompanhada de vômito e, quando há náusea, ela costuma ser leve6.

E aqui ainda temos uma curiosidade: é possível que um episódio de dor de cabeça tensional desencadeie uma crise de enxaqueca em indivíduos que já possuem histórico dessas crises6. Então, algumas pessoas podem conviver com os dois tipos de dor de cabeça7.

Bom, agora que conhecemos bem os sintomas da cefaleia tensional, vamos descobrir como é feito o tratamento desse incômodo. Afinal, quando a dor aparece, é mais do que esperado que você e qualquer pessoa queira acabar logo com o desconforto! Então vamos lá!

Como aliviar a dor de cabeça tensional

Como aliviar a dor de cabeça tensional: reduza o estresse, evite os gatilhos da dor, tenha um estilo de vida mais leve e saudável. Sua saúde agradece, seu bem-estar também.

Antes de pensar nas estratégias de como aliviar a dor de cabeça tensional, você precisa ter em mente que não existe nenhum teste ou exame laboratorial para diagnosticar a cefaleia tensional6. Isso significa que o diagnóstico desse tipo de dor de cabeça é feito pelo médico, com base em seu histórico de saúde5.

Diante de uma dor de cabeça tensional, o objetivo do tratamento é aliviar os sintomas e evitar uma nova crise. Então, uma das primeiras coisas que você deve fazer é administrar (e tentar reduzir) o estresse na sua rotina7. Mas não é só isso!

O tratamento da cefaleia tensional envolve também mudanças no estilo de vida, manutenção de hábitos saudáveis e, quando necessário, uso de medicamentos5. Entre as alternativas que podem te ajudar a gerenciar as crises de dor estão:

  • biofeedback5,7;
  • acupuntura5,7;
  • massagem para dor de cabeça5,7;
  • higiene do sono (sono regular)5;
  • dieta equilibrada5;
  • hidratação5;
  • exercícios físicos regulares5;
  • controle dos gatilhos da dor5.

Você também pode apostar em alguns exercícios para dor de cabeça tensional, idealmente indicados (ou aplicados) por um fisioterapeuta. Além de yoga e outros exercícios de relaxamento4, é possível fazer alongamentos para prevenir ou reduzir a rigidez dos músculos do pescoço8.

Veja aqui 5 opções de exercícios para aliviar dores tensionais.

Remédio para dor de cabeça tensional

Se a combinação desses recursos não resolver as crises de cefaleia tensional, o médico poderá recomendar o uso de certos medicamentos, como analgésicos (dipirona e paracetamol) e/ou anti-inflamatórios não esteroides (ibuprofeno, diclofenaco, cetoprofeno e naproxeno sódico)3.

É possível ainda utilizar esses remédios em associação com cafeína, que aumenta a eficácia contra as dores3, e relaxantes musculares7.

Um exemplo de medicamento indicado para alívio da dor associada a contraturas musculares, incluindo a dor de cabeça tensional, é Dorflex. Sua fórmula composta por dipirona (analgésico) e orfenadrina (relaxante muscular) e cafeína anidra (potencializa ação analgésica)9.

Vale reforçar que é fundamental seguir as instruções da bula e consultar um médico se a dor persistir e em caso de qualquer dúvida! Então, da próxima vez que você sentir aquela dor de cabeça tensional chata, lembre-se de todas essas dicas e cuide da sua saúde!

Agosto/2023. MAT - 2307169

Dorflex Max
Indicação: Dor no Corpo
Dorflex Caixa

2x mais relaxante muscular

Dorflex Uno Efervescente
Indicação: Enxaqueca
Dorflex UNO

Potente contra a enxaqueca*1,3,4

Dorflex Uno Comprimido
Indicação: Enxaqueca
Dorflex UNO 10 comprimidos

Potente contra a enxaqueca*1,3,4

{{card.tag}}

{{card.title}}

{{card.description}}

Referências:

[1] Sociedade Brasileira de Cefaleia. Ter dor de cabeça é comum, mas não é normal. Disponível em: https://sbcefaleia.com.br/noticias.php?id=2. Acesso em 27 de setembro de 2023.

[2] Eventos agudos na atenção básica - Cefaleia. Universidade Federal de Santa Catarina. UNA-SUS. Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/806/1/PDF%20-%20Livro%20do%20Curso.pdf. Acesso em 27 de setembro de 2023.

[3] Speciali JG et all. Protocolo nacional para diagnóstico e manejo das cefaleias nas unidades de urgência do Brasil – 2018. Academia Brasileira de Neurologia. Departamento Científico de Cefaleia. Sociedade Brasileira de Cefaleia. Disponível em: https://sbcefaleia.com.br/images/file%205.pdf. Acesso em 27 de setembro de 2023.

[4] Johns Hopkins Medicine. Tension Headaches. Disponível em: https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/headache/tension-headaches. Acesso em 27 de setembro de 2023.

[5] Ashina, S., Mitsikostas, D.D., Lee, M.J. et al. Tension-type headache. Nat Rev Dis Primers 7, 24 (2021). https://doi.org/10.1038/s41572-021-00257-2. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41572-021-00257-2#citeas. Acesso em 27 de setembro de 2023.

[6] American Migraine Foundation. Tension-type headache: symptoms, types and treatments. Disponível em: https://americanmigrainefoundation.org/resource-library/tension-type-headache/. Acesso em 27 de setembro de 2023.

[7] Medline Plus. National Library of Medicine. Disponível em: https://medlineplus.gov/ency/article/000797.htm. Acesso em 27 de setembro de 2023.

[8] Mayo Clinic. Video: Neck stretches for the workplace. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/adult-health/multimedia/neck-stretches/vid-20084697. Acesso em 27 de setembro de 2023.

[9] Dorflex. Bula. Disponível em: https://www.dorflex.com.br/src/img/media/bula_dorflex.pdf. Acesso em 27 de setembro de 2023.

Ficou com alguma dúvida ainda?