Dor de cabeça e pressão alta podem estar relacionadas e esse assunto é bem sério. Consulte um médico.Dor de cabeça e pressão alta podem estar relacionadas e esse assunto é bem sério. Consulte um médico.

A hipertensão é uma doença crônica que causa níveis elevados de pressão sanguínea nas artérias1. É considerada uma doença silenciosa, pois em aproximadamente 50% dos casos ela não causa sintoma algum2. Mas será que dor de cabeça e pressão alta têm relação? É comum ver o sintoma em casos de hipertensão? 

A seguir, buscamos entender se pressão alta dá dor de cabeça, como saber se a dor de cabeça é causada por pressão alta e como aliviar o problema.

Afinal, pressão alta dá dor de cabeça?

Pressão alta dá dor de cabeça, mas apenas em casos específicos. E quando isso acontece, é importante procurar ajuda médica imediatamente.
A Sociedade Brasileira de Cefaleia, em um dos artigos do seu site, fala sobre a presença de dor de cabeça quando a "hipertensão é aguda (pico hipertensivo, ou seja, quando a pressão sobe muito) ou severa", e ressalta que a cefaleia pode ser um efeito colateral da medicação para hipertensão3.

O Ministério da Saúde e a American Heart Association também apontam a dor de cabeça e a pressão alta como relacionados quando a pressão sobe muito (crise hipertensiva). Nesse momento pode ainda ocorrer dores no peito, tontura, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada, sangramento nasal e dor de cabeça1,4

Em suma, pressão alta com picos hipertensivos pode causar dor de cabeça em casos pontuais1,3,4. Na maioria das vezes, como diz a Sociedade Brasileira de Cefaleia, tudo não passa de mera coincidência3.  

A publicação "Hipertensão e dor de cabeça: uma coincidência sem associação real" segue a mesma linha. Depois de relembrar diversas pesquisas sobre o tema, a conclusão foi que dor de cabeça e pressão alta são "queixas comuns nas salas de emergência e muitas pessoas podem reclamar de ambas sem qualquer evidência de associação"5.

E quando a dor de cabeça provoca aumento da pressão?

Aqui há mais um cenário: quando a mudança no nível da pressão arterial é resultado de uma dor. Pois é, isso pode acontecer2,5.  

Qualquer estímulo doloroso, em qualquer área do corpo, pode causar leves alterações na pressão arterial. Alguém que chega ao hospital com muita dor para avaliar o estrago de uma topada no pé pode ter a pressão um pouco acima do normal. Um dor de cabeça, provocada por qualquer motivo, também provocar aumento na pressão arterial2

E ainda há quem, pelo simples fato de estar em uma sala de emergência de um hospital, tenha alterações nos níveis de pressão naquele momento5.  

Leia mais: Veja possíveis causas da dor de cabeça 

Como seria a dor de cabeça da pressão alta?

Para entender como é a dor de cabeça de pressão alta é preciso compreender o que acontece na crise hipertensiva. Quando há um aumento repentino da pressão arterial para níveis críticos, há também uma maior pressão no crânio4.  

Isso resulta em uma dor de cabeça diferente da enxaqueca e de outras cefaleias4. Hipertensão e dor de cabeça, quando relacionadas, normalmente geram uma dor localizada na nuca, como a sensação de algo pesado na região e, geralmente, aparece pela manhã, ou seja, o paciente já acorda com ela2.

E como saber se a dor de cabeça é pressão alta?

Nesse caso, o melhor é buscar atendimento. No hospital ou pronto-socorro você será avaliado e os profissionais de saúde vão buscar classificar a sua dor de cabeça. Feito isso, se preciso, os níveis de pressão arterial serão medidos5. Então você terá o acompanhamento médico adequado para seu caso.

Como aliviar a dor de cabeça da pressão alta

A dor de cabeça que pode vir na crise hipertensiva geralmente não é resolvida com os tratamentos comuns para cefaleias. Se você desconfiar que tem esse tipo de dor, o melhor é procurar um médico imediatamente4.   

Para aliviar a dor de cabeça da pressão alta é preciso ter cuidados de longo prazo, como, por exemplo, reduzir o peso corporal.
Além disso, se você toma remédios para pressão alta, tenha cuidado ao pensar em um tratamento para a dor de cabeça. Sempre leia as bulas e converse com seu médico5, afinal, às vezes a medicação para hipertensão pode ter a dor de cabeça como efeito colateral3.

Entendendo a hipertensão

Bom, já vimos como dor de cabeça e pressão alta podem estar relacionados. Agora é importante também entender o que é a hipertensão e os cuidados com a doença.  

A pressão alta acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). O quadro exige que o coração faça um esforço maior para distribuir o sangue pelo corpo1.  

A hipertensão aumenta o risco de acidente vascular cerebral (AVC), infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca1.  

Em 90% dos casos a pressão alta é hereditária, mas diversos fatores influenciam nos níveis de pressão arterial, incluindo1

  • tabagismo1
  • consumo de bebidas alcoólicas1
  • obesidade1
  • estresse1
  • elevado consumo de sal1
  • níveis altos de colesterol1
  • sedentarismo1


Veja mais: Conheça os benefícios da caminhada 

Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão1,2.  Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver casos de pessoas com pressão alta na família, deve-se medir, no mínimo, duas vezes por ano1

Fique atento e procure um médico em caso de dúvidas ou se notar algum sintoma diferente2. Se tiver pressão alta e dor de cabeça busque atendimento2,4.

   

Agosto/2023. MAT-BR-2306390