Imagem digital de uma cabeça humana transparente, com relevos geométricos e destaque vermelho na região da testa.

A dor de cabeça frontal é um sintoma comum tanto em cefaleias primárias, ou seja, que não estão relacionadas a nenhuma doença ou condição médica, quanto em cefaleias secundárias, que são consequência de alguma outra doença1

Muitas vezes, essa dor nem vem sozinha ou de forma isolada na testa. Outras áreas costumam estar envolvidas, como as regiões periorbital (próxima aos olhos), temporal (nas têmporas) ou parietal (grande parte das porções superior e lateral da cabeça)1

A seguir, vamos descobrir as principais causas da dor de cabeça frontal e explorar o que pode ser a dor de cabeça na testa e em outras áreas da parte da frente da cabeça e do rosto. 

Porém, é sempre bom ressaltar: nada substitui uma visita ao médico. Em caso de dores e incômodos persistentes, procure um especialista para descobrir a causa por trás desses problemas e saber como se cuidar!  

Dor de cabeça frontal: o que pode ser?

Uma dor de cabeça na parte frontal da cabeça, na testa, pode estar associada a vários tipos de cefaleias e outras doenças2. Vamos entender melhor sobre essas causas a seguir: 

Dor de cabeça tensional

A dor de cabeça tensional, também chamada cefaleia do tipo tensional, é das cefaleias primárias e, como o nome diz, está relacionada à tensão e pode ser desencadeada pelo estresse, seja ele físico (como cansaço e excesso de exercícios, especialmente em dias quentes), muscular (resultado de uma má postura no trabalho ou mesmo uma posição errada para dormir) ou emocional3

Mulher está sentada em frente a um notebook, segurando os óculos em uma mão e pressionando a região entre os olhos fechados com a outra.

E como se manifesta esse tipo de cefaleia? Em alguns casos, como uma dor de cabeça frontal. Mas há também quem sinta o incômodo em toda a cabeça3,4 ou mais localizado na parte posterior3.  

Leia também: O que pode causar dor na nuca 

A dor costuma ser de intensidade fraca ou moderada, com uma sensação de aperto ou pressão na testa3,4

Sinusite

A dor de cabeça na parte frontal, na testa, é o sintoma mais frequente de sinusite que acomete o seio nasal frontal2. E trata-se de uma cefaleia secundária, pois a dor é consequência de uma outra condição3.  

Todo esse incômodo, também sentido como uma dor de cabeça frontal acima dos olhos, é resultado das alterações de pressão nos seios nasais frontais devido ao processo inflamatório das crises de sinusite aguda1.

Arte digital mostra a cabeça de um homem, com detalhe de seus seios da face e um detalhe ainda mais ampliado mostrando as bactérias causadoras da sua sinusite.

E quem encara uma sinusite, além da dor de cabeça frontal, pode apresentar sintomas nasais, como congestão e secreção1 amarelada, espessa e abundante2. A pessoa pode ainda ter febre, calafrios e, em alguns casos, perder o olfato e o paladar durante a inflamação2.  

A dor de cabeça na testa também pode estar presente em casos de sinusites crônicas. Esses quadros geralmente não apresentam sintomas nasais acentuados como os agudos, o que pode tornar o diagnóstico mais difícil. O paciente pode pensar que tem dor de cabeça por algum outro motivo1.  

Enxaqueca

Pois é, a enxaqueca também pode ser a resposta para o que pode ser dor de cabeça frontal. Entretanto, o incômodo costuma ser um pouco diferente por aqui3.  

Quem sofre com enxaqueca geralmente sente uma dor de cabeça frontal latejante, pulsátil, e unilateral em ⅔ dos casos. A dor ainda pode mudar de lado de uma crise para outra3, ou seja, há momentos em que pode ser uma dor de cabeça frontal do lado esquerdo e, em outros, uma dor de cabeça frontal do lado direito.  

Na enxaqueca as dores ainda costumam ser mais graves e intoleráveis do que as dores de cabeça tensionais2.  

E como saber se a dor de cabeça na parte da frente da cabeça é uma sinusite ou uma enxaqueca? Consultando um médico!  

Além de ver se o quadro acompanha sintomas nasais e outros relacionados, o médico pode solicitar uma radiografia dos seios da face e outros exames, como endoscopia nasal ou até de uma tomografia computadorizada para verificar se há acúmulo de muco nos seios da face, típico da sinusite5

O especialista também vai avaliar a frequência e a intensidade dos episódios de dor e estado geral do paciente. Tudo isso ajudará a ter o diagnóstico correto e explicar qual é a causa da dor de cabeça frontal5.  

Cefaleia em salvas

A cefaleia em salvas é extremamente dolorosa e incapacitante. A dor geralmente é unilateral e ocorre ao redor do olho (ou dor de cabeça acima dos olhos), na têmpora ou ainda surge como uma dor de cabeça na testa2

Mais uma vez, o médico é quem pode dizer se o caso é mesmo cefaleia em salvas e indicar o melhor tratamento para aliviar a dor. 

Outras causas da dor de cabeça frontal

Uma dor de cabeça na testa (ou frontal) pode ser desencadeada por diferentes gatilhos, que não necessariamente se relacionam com as condições acima, incluindo: 

  • alergias6
  • cansaço visual devido ao uso de telas6
  • insônia ou outros distúrbios do sono6
  • certos alimentos, como carnes processadas (com nitrato)6
  • álcool, especialmente vinho tinto6
  • desidratação6
  • depressão e ansiedade6
  • mudanças climáticas6
     

 Veja ainda: Como aliviar e prevenir a dor de cabeça depois de uma noite de sono 

E além da sinusite, existem outras dores de cabeça frontais que são secundárias, ou seja, aquelas causadas por uma condição médica2. Entre os exemplos, podemos citar: 

  • arterite de células gigantes (inflamação das artérias de cabeça, pescoço e parte superior do corpo)2
  • dor de cabeça cervicogênica (causada por um problema no pescoço)2
  • tumor cerebral2
     

Como você pode perceber, a dor de cabeça frontal pode ser sinal de diversas condições e pode ser causada por uma série de fatores. Portanto, novamente, procure um médico para compreender o que está provocando a sua dor.  

Como aliviar a dor de cabeça frontal

Mulher de óculos está tocando as têmporas enquanto parece respirar profundamente para aliviar sua dor de cabeça frontal.

O médico também indicará o melhor tratamento para aliviar a sua dor de cabeça frontal. Ele pode seguir alguns caminhos, dependendo do que está causando o incômodo.  

Analgésicos podem ser indicados para os casos de cefaleia tensional, por exemplo4. Uma opção é o Dorflex® que é composto por dipirona, orfenadrina e cafeína anidra. Esse medicamento tem ação analgésica e relaxante muscular. Ele atua nas dores relacionadas a contraturas musculares e também na dor de cabeça tensional7.  

Outra ideia é apostar nas compressas. Saiba como as compressas podem ajudar  aliviar a dor de cabeça tensional. Para completar, buscar formas de driblar o estresse pode ser benéfico, já que esse é o principal gatilho para a cefaleia causada por tensão3.  

Confira 5 dicas para aliviar as tensões do dia a dia e veja ainda como fazer uma massagem para dor de cabeça.  

O tratamento das crises de enxaqueca também pode ser iniciado com analgésicos comuns5. Nesses casos, Dorflex® Uno pode ser indicado por um médico. Dorflex® Uno (dipirona monoidratada) ajuda no alívio da dor e sua ação começa entre 30 e 60 minutos após a administração do comprimido, e seu efeito analgésico dura aproximadamente 4 horas8.  

Já a cefaleia em salvas e outras doenças, como a sinusite, pedem outros tratamentos. Faça uma avaliação do seu caso com um especialista para buscar alívio para sua dor. Isso vale para dor de cabeça frontal ou qualquer outra!  

Produtos Recomendados

DORFLEX® (dipirona monoidratada, citrato de orfenadrina, cafeína anidra). Indicações: no alívio da dor associada a contraturas musculares, incluindo cefaleia tensional. MS: 1.8326.0354. O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. Leia atentamente a bula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 

DORFLEX®️ UNO (dipironamonoidratada). Indicação:analgésicoeantitérmico.MS1.8326.0460. O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. Leia atentamente a bula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Outubro/2023. MAT - BR-2307165