Quem já acordou com o pescoço travado — ou perdeu a mobilidade no local ao longo do dia —, sabe o quanto essa sensação pode ser ruim. Essa condição, conhecida como torcicolo, é consequência de lesões ou traumas nos músculos que envolvem a região do pescoço1-3.
Apesar de geralmente ser algo temporário2, o torcicolo limita e atrapalha o dia de muita gente. Portanto, nada mais justo do que destinar esse espaço para explicar, em detalhes, o que é torcicolo, quais suas principais causas e sintomas e, claro, como tratá-lo e o que fazer para evitar que dê as caras novamente. Siga conosco!
O que é torcicolo?
Torcicolo é uma condição que ocorre quando há uma forte contração muscular que afeta a região do pescoço, provocando dores intensas, rigidez e limitações nos movimentos da cabeça1-3. Esses espasmos, inclusive, podem resultar na torção do pescoço, fazendo com que fique inclinado para um único lado2,3.
Vale saber que a contração dos músculos é uma reação natural do corpo, que se retrai para proteger a cabeça e a coluna cervical após alguns tipos de lesões e traumas1. Abordaremos isso no próximo tópico.
Veja, abaixo, o que pode causar torcicolo:
- dormir de mau jeito, com a cabeça posicionada de forma incorreta por muito tempo1;
- movimentos muito bruscos1;
- traumatismos na região da cabeça e do pescoço, provocados, por exemplo, por quedas e acidentes de carro1;
- prática incorreta de exercícios físicos1;
- problemas na coluna como hérnia de disco e escoliose1;
- alterações genéticas3.
O torcicolo tem causas emocionais também. O acúmulo de tensões também pode causar rigidez no pescoço1. Cuidado com os momentos de estresse!
E ainda falando sobre o que pode causar torcicolo, um dado, digamos, curioso. Sabia que esse mal ocorre principalmente quando a coluna cervical, que abrange a região do pescoço, está fragilizada e instável, sem firmeza1?
Com isso, qualquer movimentação mais “agressiva”, ou mesmo dormir de mau jeito, é capaz de acionar esse mecanismo de defesa do corpo que contrai o músculo e trava o pescoço1.
Sintomas de torcicolo
Os sintomas de torcicolo incluem dores e muito desconforto. Geralmente, melhoram bastante em questão de um ou dois dias, desaparecendo completamente após uma semana. Quando permanecem por mais tempo, é preciso buscar ajuda médica2.
Fique atento(a) aos principais sintomas de torcicolo:
- dor intensa em um dos lados do pescoço, que pode irradiar para o ombro1-3;
- dificuldade para movimentar a cabeça e o pescoço1-3;
- rigidez e inchaço nos músculos da coluna cervical1,3;
- dores de cabeça e nas costas1-3;
- assimetria nos ombros (um lado fica mais elevado que o outro e o pescoço permanece inclinado para um único lado)1,3;
- tremores na cabeça1,3.
1. Massagem
Experimente massagear a região com bastante delicadeza e sem exageros para relaxar o pescoço1-3. Espalhar óleos ou cremes no local pode tornar o toque mais agradável.
3. Colar cervical
Em alguns casos, o uso de um colar cervical pode ser uma boa estratégia de como melhorar o torcicolo por imobilizar a região e facilitar o trabalho do pescoço. O acessório sustenta a cabeça para que a musculatura não tenha esse trabalho e, assim, consiga se recuperar da lesão1,3.
4. Terapias complementares
“Tenho muitos episódios de torcicolo, o que fazer a longo prazo?”. Se você se faz essa pergunta constantemente, precisa saber que sessões de fisioterapia, quiropraxia e acupuntura são bastante recomendadas para auxiliar no tratamento dessas dores1. Procure sempre profissionais certificados e de confiança.
5. Uso de medicamentos
Os analgésicos e os anti-inflamatórios podem ser usados para aliviar a dor no pescoço, enquanto os relaxantes musculares são capazes de reduzir as contrações musculares do torcicolo1.
6. Cirurgia para casos mais complexos
A cirurgia da coluna pode ser recomendada pelo médico quando o torcicolo é causado pelo deslocamento das vértebras. Em alguns casos, o procedimento atua nos nervos nos músculos do pescoço ou se utiliza de estimulação cerebral3.
Estou com torcicolo, o que fazer?
As estratégias de como melhorar torcicolo abrangem massagens suaves1,3, aplicação de calor na região1-3, uso de colar cervical1,3, medicamentos1 e terapias complementares1, como já falamos por aqui. A cirurgia pode ser indicada somente para quadros mais graves3.
Depois de seguir essas dicas, monitore a dor e o tempo de duração. Se persistir por mais de uma semana e/ou estiver associada a outros sintomas como febre, visão dupla, sensibilidade à luz e falta de equilíbrio ao caminhar, visite imediatamente o médico para que ele possa investigar outras causas do torcicolo2.
Como prevenir o torcicolo?
A melhor forma de prevenir o torcicolo é corrigir a postura, seja nas atividades diárias ou durante a noite, enquanto você dorme1,2.
Aqui estão algumas orientações básicas para nortear seus cuidados com o pescoço e, assim, passar longe de um torcicolo:
- evite o estresse. Torcicolo e causas emocionais andam juntos, e a tensão acumulada no pescoço contribui para o surgimento de dores1;
- invista em exercícios de alongamento ou métodos como RPG (reeducação postural global), pilates ou ioga1,2;
- adapte a cadeira à altura da sua mesa no local de trabalho. Se necessário, use um apoio para os pés para os joelhos e quadris ficarem bem alinhados1,2;
- mantenha os objetos que mais utiliza próximos de você, para que não precise se esticar muito para alcançá-los1,2;
- procure não posicionar o celular entre o ombro e a orelha durante uma ligação. Prefira usar fones de ouvido ou o modo viva-voz2;
- não durma de bruços. Essa posição gera um grande estresse na região cervical, o que pode causar torcicolo. A melhor posição para dormir é a de lado5;
- atente-se à altura certa do travesseiro e escolha um modelo que apoie bem o pescoço, para que fique alinhado com o restante do corpo durante o sono1,6;
- ajuste o encosto de cabeça do carro de modo que dê um bom suporte ao pescoço1,2.
Ajude esse conteúdo a chegar para mais pessoas! Compartilhe o link do artigo com aquela pessoa especial que vive reclamando que está com dor no pescoço e/ou torcicolo.
Antes de ir embora, aproveite para conferir as melhores dicas para cuidar da dor na nuca causada pela tensão muscular e da dor na escápula, que causa um incômodo bem chato na região dos ombros.
Em caso de dor de cabeça tensional e dores no corpo por contraturas musculares decorrentes de processos traumáticos ou inflamatórios, conte com Dorflex, que possui ação analgésica e relaxante muscular e contém dipirona monoidratada, citrato de orfenadrina e cafeína anidra6. Veja mais detalhes sobre Dorflex.
DORFLEX®(dipirona monoidratada, citrato de orfenadrina, cafeína anidra). Indicações: no alívio da dor associada a contraturas musculares, incluindo cefaleia tensional. MS: 1.8326.0354. O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. Leia atentamente a bula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. maio/2023 - MAT-BR-2301615
Produtos Recomendados
Artigos Recomendados
-
1. Ministério da Saúde. Torcicolo. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/torcicolo/. Acesso em 29 de março de 2023.
2. Health Direct Australia. Torticollis. Disponível em: https://www.healthdirect.gov.au/torticollis. Acesso em 29 de março de 2023.
3. MedlinePlus - National Library of Medicine. Torticollis. Disponível em: https://medlineplus.gov/ency/article/000749.htm. Acesso em 30 de março de 2023.
4. Secretaria do Estado da Saúde de Sergipe. Fisioterapeuta Explica Quando Usar Água Quente e Fria nas Lesões. Disponível em: https://saude.se.gov.br/fisioterapeuta-explica-quando-usar-agua-quente-e-fria-nas-lesoes/. Acesso em 30 de março de 2023.
5. Instituto do Sono. Como as Posições para Dormir Podem Afetar Seu Sono e Sua Saúde. Disponível em: https://institutodosono.com/artigos-noticias/como-posicoes-de-dormir-afetam-sono-e-saude/. Acesso em 30 de março de 2023.
6. Dorflex. Bula. Disponível em: https://www.dorflex.com.br/src/img/media/bula_dorflex.pdf. Acesso em 30 de março de 2023.