Dor no bíceps: o que pode ser e tratamentos

O músculo bíceps se estende na parte superior do braço, entre o ombro e o cotovelo.1Dois tendões o prendem aos ossos da escápula e um tendão se prende ao osso rádio no cotovelo. Os tendões são tiras resistentes de tecido que conectam os músculos aos ossos e nos permitem mover nossos membros.2

O que causa dor no bíceps1

As causas da dor no bíceps incluem uso excessivo do músculo e trauma, mas podem resultar em diferentes tipos de lesão.

Tendinite do bíceps1

O uso excessivo ou desgaste do músculo bíceps pode levar à tendinite do bíceps. Os médicos usam esse termo para descrever qualquer tipo de inflamação do tendão do bíceps.

Sintomas1

  • Dor no bíceps e na frente do ombro ou dor que desce pelo osso do braço;
  • Inflamação do bíceps;
  • Fraqueza devido à dor ao levantar itens.

Causas1

Movimentos repetitivos são a causa mais comum para a tendinite. Atividades esportivas podem resultar em dor no bíceps devido ao uso repetitivo do músculo. Isso é particularmente comum em esportes como natação, beisebol, tênis e golfe.

Tratamento1

A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos recomenda os seguintes remédios caseiros para aliviar os sintomas da tendinite do bíceps:

Descanso - deve-se descansar e evitar atividades que possam sobrecarregar o músculo e o tendão do bíceps.

Gelo - é possível aplicar compressas frias no músculo bíceps por 20 minutos de cada vez, várias vezes ao dia. Isso ajudará a reduzir o inchaço.

Medicamentos que não necessitam de prescrição - você pode tomar anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno ou paracetamol, para reduzir a dor e o inchaço.

Fisioterapia - exercícios de alongamento e fortalecimento podem ajudar a melhorar os sintomas e fortalecer o braço e o ombro.

É importante lembrar que o tratamento varia de acordo com a necessidade de cada paciente. Em caso de dúvidas, procure por um médico.

Contusão do bíceps1

As contusões musculares são uma das lesões esportivas mais comuns.

Sintomas1

  • Dor
  • Inchaço;
  • Rigidez;
  • Fraqueza;
  • Hematoma com coloração azulada;
  • Nódulo sobre o local da lesão.

Causas1

As contusões musculares ocorrem quando algo atinge o músculo com força sem romper a pele.

Elas podem ocorrer quando uma pessoa pressiona o braço contra algo durante um treino, por exemplo. Elas também podem ser o resultado de uma queda.

Tratamento1

O ideal é que o paciente seja avaliado por um médico. Na maioria dos casos, as contusões musculares desaparecem sozinhas. Para acelerar o processo de cura, pode-se fazer o seguinte:

Descanso - evite ao máximo usar o músculo lesionado.

Gelo - aplique compressas de gelo na área machucada algumas vezes por dia por 20 minutos de cada vez, certificando-se de que o gelo não esteja tocando diretamente a pele.

Compressão - enrole o braço em uma bandagem.

Elevação - mantenha o braço levantado acima do nível do coração.

Tensão muscular3

Algumas pessoas podem se referir à tensão muscular como um “puxão” do músculo. Isso acontece quando um músculo sofre muita pressão e as fibras dentro dele se rompem.

Levantar um objeto muito pesado ou fazer muitas repetições de um exercício, por exemplo, pode levar à tensão muscular.

Sintomas3

Os sintomas da tensão muscular dependem da gravidade da lesão:

Grau 1: uma distensão leve causa dor e sensibilidade no músculo, geralmente no dia seguinte à lesão.

Grau 2: uma tensão moderada causa dor significativa, inchaço moderado e alguma perda de força muscular.

Grau 3: uma distensão grave causa dor intensa, inchaço e perda completa da função muscular.

Tratamento3

Para tensões musculares de grau 1 e 2, os médicos recomendam:

Descanso - descansar até que a dor diminua ajudará o músculo a se curar.

Gelo - usar uma bolsa de gelo várias vezes ao dia por não mais de 20 minutos de cada vez reduzirá o inchaço.

Compressão - envolver o músculo firmemente em um curativo também ajudará a aliviar o inchaço.

Elevação - manter o bíceps levantado o mais próximo possível do nível do coração ajudará a acelerar a cicatrização.

Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) vendidos sem necessidade de receita médica, como ibuprofeno, podem ajudar com a dor.

À medida que a dor melhora, comece a movimentar o músculo novamente aos poucos, em vez de retornar aos níveis anteriores de atividade imediatamente.

Para alguém com tensão muscular grave, existe o risco de o músculo se romper do tendão. Quando isso acontece, o único tratamento é a cirurgia.

Após a operação, a pessoa geralmente precisa usar uma tipoia por algumas semanas. Na maioria dos casos, os médicos também recomendam fisioterapia.

Infarto3

Às vezes, a dor no braço esquerdo pode sinalizar um infarto. Isso acontece quando parte do coração não recebe o sangue necessário para funcionar corretamente.

Um ataque cardíaco é uma emergência médica. Quanto mais tempo passa sem tratamento para restaurar o fluxo de sangue para o coração, maior o dano.

Sintomas3

A dor pode ser diferente para todos, mas pode irradiar do ombro para a área do bíceps.

Normalmente, surge de repente. Os sintomas de ataque cardíaco incluem:

  • Dor ou desconforto no lado esquerdo ou no centro do peito;
  • Fraqueza ou tontura;
  • Suor frio;
  • Dor ou desconforto na mandíbula, pescoço ou costas;
  • Falta de ar;
  • Cansaço inexplicável;
  • Náusea e vômito.


A dor ou desconforto no peito pode durar mais do que alguns minutos ou continuar indo e voltando. As pessoas descrevem como uma sensação de pressão, aperto ou plenitude no peito.

Tratamento3

Se alguém estiver tendo um ataque cardíaco, ligue para o número de emergência local imediatamente. Quanto mais cedo a pessoa receber atendimento médico, maior a probabilidade de se recuperar.

Dor no bíceps pós-treino: como aliviar

Qualquer atividade física que tensione muito os músculos pode levar à dor. Todos podem sentir dores musculares, mesmo as pessoas que se exercitam regularmente e têm boa forma física. Para aliviar a dor, recomenda-se:4

Massagem - as massagens aumentam o fluxo sanguíneo para a área lesionada, o que pode promover a cura e ajudar a aliviar a dor.4

Terapia de calor - tomar um banho quente ou aplicar bolsas térmicas quentes também pode estimular o fluxo sanguíneo para os músculos lesionados. A terapia de calor tende a oferecer apenas alívio temporário dos sintomas.4

Terapia fria - compressas frias ou imersão em água fria podem reduzir a inflamação e o inchaço nos músculos. A terapia fria é, portanto, útil como tratamento de longo prazo para lesões musculares.3

Exercício leve - manter os músculos ativos pode ajudar a reduzir a dor. É importante manter a intensidade leve e evitar movimentos que esforcem demais os músculos lesionados. Exemplos de exercícios leves incluem caminhada e alongamento suave.4

Medicamento relaxante - você também pode tomar esse tipo de medicamento, que ajuda a relaxar os músculos e acalmar os espasmos.5

MAT-BR-2203455

Produtos Recomendados

Artigos Recomendados