Se você gosta de terapias complementares que relaxam1 e te fazem sentir que tudo está de volta aos eixos, precisa saber o que é reflexologia podal.
Mas não apenas para se sentir mais leve. Essa, na verdade, é uma técnica que traz ótimos benefícios para a saúde1 e que pode mudar a sua relação com a dor1,2 e a ansiedade3, para citar algumas das vantagens de quem tem os pés tocados por um reflexologista.
A seguir, a gente te conta todos os detalhes sobre a reflexologia dos pés, desde as suas principais indicações até o que você deve saber antes de entrar na sala do terapeuta. Quem sabe você não termina de ler esse conteúdo e já fica empolgado para marcar uma sessão em sua clínica de confiança?
O que é reflexologia?
A reflexologia é uma terapia que consiste na aplicação de pressão em áreas específicas do corpo, como mãos e pés1, sendo este último o foco do nosso artigo.
Nessa prática milenar, cada parte dos pés (ou das mãos) representa um membro, região ou sistema do corpo que pode precisar ser reequilibrado4.
Sim! A missão da reflexologia é justamente restabelecer a harmonia física e emocional ao apoiar o tratamento e a prevenção de problemas de saúde. Isso acontece a partir dos estímulos realizados em terminações nervosas de pontos específicos dos pés, por exemplo4.
Agora que você entendeu o que é reflexologia de forma geral, vamos aprofundar na reflexologia podal e benefícios? Fique com a gente que vem coisa interessante por aí.
Benefícios da reflexologia podal
Hoje, a reflexologia é usada como terapia complementar para reduzir e aliviar os sintomas relacionados à diversas condições1.
Veja alguns dos principais benefícios da reflexologia dos pés:
1. Relaxamento e bem-estar
Entregar-se a uma boa sessão de reflexologia podal é uma forma natural de aliviar o estresse. Enquanto a aplicação de pressão nos pés relaxa a própria região (que muitas vezes vive cansada), o estímulo também acaba se estendendo ao corpo todo, induzindo a um relaxamento geral1.
2. Alívio de dores
De acordo com uma revisão de estudos publicada no Journal of Traditional and Complementary Medicine, a reflexologia estimula a liberação de analgésicos naturais no corpo, como a endorfina1.
A endorfina, segundo o estudo, "ensina" o corpo a se adaptar às lesões. E quem tem a reflexologia como um hábito acredita que a melhora de diversos problemas vem dessa prática1.
Para você ter uma ideia, uma pesquisa mencionada nesse mesmo documento descobriu que a reflexologia foi capaz de reduzir 31% da dor entre pacientes com dores nas costas1.
Um outro trabalho científico, ainda que tenha sido feito com apenas 48 mulheres, também trouxe resultados animadores, mostrando que pessoas com enxaqueca podem se beneficiar da reflexologia dos pés2.
3. Estímulo da circulação sanguínea
Quando pontos específicos dos pés são pressionados, há um estímulo da circulação do sangue que provoca mudanças fisiológicas capazes de eliminar toxinas5.
4. Melhora da ansiedade e depressão
Ainda que mais evidências sejam necessárias, estudiosos taiwaneses se debruçaram sobre inúmeras pesquisas e levantaram a bola de que a reflexologia podal é uma terapia bastante válida para amenizar os sintomas de ansiedade e depressão, mas não só isso3.
Segundo eles, a terapia complementar também pode ser útil para melhorar distúrbios do sono3, que muitas vezes fica comprometido por conta das angústias e do pensamento acelerado, situações muitas vezes presente em quem tem ansiedade6.
Já que estamos falando sobre sono, acesse nossos artigos sobre os temas e conheça a importância do sono REM e veja quais as melhores posições para dormir e evitar dores.
5. Apoio para pacientes em quimioterapia
Quando falamos em reflexologia podal, benefícios para pacientes em tratamentos oncológicos também foram notados pela ciência. Isso porque a prática pode ajudar a diminuir náuseas e vômitos que costumam aparecer como efeitos colaterais da quimioterapia7.
Quem jogou luz nessa descoberta foram cientistas turcos, que tiveram suas percepções publicadas no Asia-Pacific Journal of Oncology Nursing. Após passarem por sessões de reflexologia podal por 30 a 40 minutos, mulheres em tratamento para câncer de mama tiveram alguns sintomas da quimioterapia, como náuseas, vômitos e fadiga, reduzidos8.
Quais são os principais pontos da reflexologia podal?
Chegamos a uma parte ainda mais interessante do tema: reflexologia podal e pontos.
Como comentamos no início do artigo, a reflexologia é fruto da teoria de que cada ponto dos nossos pés representa uma parte do corpo humano7.
Logo, é fácil entender que, ao aplicar pressão sobre cada um desses pontos dos membros inferiores, outros órgãos, glândulas e regiões do corpo também serão diretamente estimulados para equilibrar o organismo7.
Ficou curioso para conhecer quais são esses pontos da reflexologia podal? Aqui está um mapa que mostra tudo em detalhes:
É importante saber que os pontos do pé direito correspondem aos membros e órgãos do lado direito do corpo. E o mesmo vale para o pé esquerdo, que está ligado ao lado esquerdo do corpo1.
Para quem a reflexologia dos pés é indicada
Por ser uma prática naturalmente relaxante e que não envolve o uso de medicamentos, a reflexologia é bem aceita pelas pessoas1.
No entanto, a reflexologia podal pode ser recomendada principalmente para quem vive estressado (e precisa de um momento para relaxar), sofre com dores de cabeça e na coluna e/ou tem problemas para dormir9.
A Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) ainda destaca que casos de distúrbios do ciclo menstrual, dificuldades digestivas, sinusite e constipação também podem se beneficiar da reflexologia9.
Para quadros mais específicos como esses, vale a pena bater um papo com seu médico para entender como a reflexologia podal pode contribuir e se essa é a técnica mais adequada para o momento.
Contraindicações
A reflexologia não é recomendada para pessoas com trombose, corpos estranhos na proximidade de órgãos vitais (como estilhaços de ferimentos), aneurismas, transplantes, melanoma, leucemia9, diarreia e vômito1.
Já as contraindicações relativas — que precisam ser analisadas individualmente — incluem gangrena nos pés (decorrente do diabetes), eczema intenso, micoses, doenças infecciosas ou com febre alta, doenças reumáticas em surto doloroso agudo, psicose, hanseníase e outros problemas de saúde relacionados diretamente com os pés9.
Em dúvida se grávidas podem fazer reflexologia podal? A boa notícia é que a contraindicação existe apenas para o primeiro trimestre da gestação e para o nono mês. Entre o quarto e oitavo mês, pode ser feita uma vez por semana, com a pressão reduzida pela metade9, com o aval do seu ginecologista e obstetra, é claro.
E há outro ponto que merece atenção: durante a gravidez, a pressão nos pontos deve ser reduzida pela metade9. Então, converse também com o reflexologista e pegue leve!
Preparando-se para uma sessão de reflexologia podal
Se você nunca fez uma sessão de reflexologia podal, é bom saber o que esperar do procedimento. Ao entrar na sala do terapeuta, é muito provável que ele te peça um breve histórico da sua saúde, para que possa entender o que você busca melhorar com essa prática e se essa é a melhor escolha para seu caso10.
O profissional deve explicar como funciona a reflexologia, bem como esclarecer que ela é um complemento que não substitui o tratamento médico. Esse, inclusive, é um bom momento para você fazer perguntas e tirar todas as suas dúvidas sobre como a terapia pode te ajudar10.
Na sequência, você deve ser conduzido para uma mesa de massagem ou cadeira confortável para a sessão começar. O reflexologista pode trabalhar apenas na região dos pés — conhecida como reflexologia podal — mas, dependendo do caso, também pode estimular as suas mãos e até as orelhas10.
Durante o procedimento, o especialista deve pressionar todos os pontos reflexos de ambos os lados dos seus membros (o pé esquerdo e o direito, por exemplo). Mas se você precisar cuidar de uma condição específica, como a enxaqueca, ele também irá trabalhar bastante na área que corresponde ao problema apresentado10.
A sessão costuma durar entre 30 e 60 minutos e, ao longo desse período, não se assuste se você sentir sono, tontura ou sede, transpirar e até ter vontade de rir ou chorar. Essas reações não acontecem com todo mundo, é claro, mas são consideradas normais quando aparecem10.
No fim da reflexologia podal, retorne com calma para o momento presente e levante-se devagar para se retirar da sala10.
Uma sessão de reflexologia não é suficiente como tratamento completo, mas já pode trazer alívios e relaxamento intenso. Na sessão de reflexologia, pontos serão pressionados na planta de seus pés para aliviar sintomas pelo corpo.
O papel do reflexologista
A responsabilidade de um reflexologista é enorme e, por isso, exige boa formação e experiência, até mesmo para lidar com as queixas de seus clientes11.
Ao procurar esse tipo de profissional, é interessante priorizar aqueles que tenham uma formação voltada para a área da reflexologia, estejam envolvidos com associações profissionais e tragam certificações no currículo11.
Por mais que você mesmo possa tocar nos pontos específicos dos seus pés, essa é uma atividade que exige conhecimento técnico, já que é preciso estimular todas essas terminações nervosas com variações na pressão, nos tipos de movimento e na velocidade4.
Logo, para aproveitar todos os benefícios da reflexologia podal, é sempre mais indicado contar com as mãos treinadas de um terapeuta especializado4.
Gostou de saber mais sobre a reflexologia podal, pontos reflexos dos pés e todos os detalhes sobre o assunto? Então é provável que você também curta muito os conteúdos abaixo:
- Como fazer massagem para aliviar a dor de cabeça
- 5 cuidados do dia a dia que podem reduzir a tensão muscular
- Como se recuperar da dor nas pernas
- Dor no calcanhar ao pisar: o que pode ser?
Se mesmo após a reflexologia a dor aparecer e você precisar de um alívio para seguir com a sua rotina, Dorflex pode te ajudar12.
O medicamento possui ação analgésica e relaxante muscular para diminuir as dores no corpo associadas a contraturas musculares, inclusive a dor de cabeça tensional12.
Veja mais detalhes sobre Dorflex.
DORFLEX® (dipirona monoidratada, citrato de orfenadrina, cafeína anidra). Indicações: no alívio da dor associada a contraturas musculares, incluindo cefaleia tensional. MS: 1.8326.0354. O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. Leia atentamente a bula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Maio/2023. MAT-BR-2302991
Produtos Recomendados
Artigos Recomendados
-
1. Embong NH, Soh YC, Ming LC et al. Revisiting Reflexology: Concept, Evidence, Current Practice, and Practitioner Training. Journal of Traditional and Complementary Medicine. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4624523/. Acesso em 22 de maio de 2023.
2. Kobza W, Lizis P, Zięba HR. Effects of Feet Reflexology Versus Segmental Massage in Reducing Pain and its Intensity, Frequency and Duration of the Attacks in Females with Migraine: a Pilot Study. Journal of Traditional Chinese Medicine. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29960294/. Acesso em 23 de maio de 2023.
3. Wang WL, Yuan H, Chen YR et al. Effect of Foot Reflexology Intervention on Depression, Anxiety, and Sleep Quality in Adults: A Meta-Analysis and Metaregression of Randomized Controlled Trials. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. Disponível em: https://www.hindawi.com/journals/ecam/2020/2654353/. Acesso em 23 de maio de 2023.
4. Academia Brasileira de Reflexologia. O Que é a Reflexologia? Disponível em: https://academiadereflexologia.com.br/sobre-reflexologia/. Acesso em 22 de maio de 2023.
5. Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. Reflexologia Ajuda a Aliviar a Dor. Disponível em:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=161959. Acesso em 23 de maio de 2023.6. Secretaria da Saúde do Governo do Estado do Ceará. Sono e Saúde Mental: Insônia Pode Ser Indício de Algum Transtorno Psiquiátrico. Disponível em: https://www.saude.ce.gov.br/2023/03/16/sono-e-saude-mental-insonia-pode-ser-indicio-de-algum-transtorno-psiquiatrico/. Acesso em 23 de maio de 2023.
7. Leite FC, Zângaro RA. Reflexologia: Uma Técnica Terapêutica Alternativa. Universidade do Vale do Paraíba. Disponível em:
https://biblioteca.univap.br/dados/INIC/cd/epg/epg3/epg3-27.pdf. Acesso em 22 de maio de 2023.8. Özdelikara A, Tan M. The Effect of Reflexology on Chemotherapy-induced Nausea, Vomiting, and Fatigue in Breast Cancer Patients. Asia-Pacific Journal of Oncology Nursing. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5473096/. Acesso em 23 de maio de 2023.
9. Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) - Ministério da Saúde. O SUS das Práticas Integrativas: Reflexologia. Disponível em:
https://aps.saude.gov.br/noticia/2382. Acesso em 22 de maio de 2023.10. University of Minnesota. What Can I Expect in a First Reflexology Visit? Disponível em: https://www.takingcharge.csh.umn.edu/what-can-i-expect-first-reflexology-visit.
Acesso em 23 de maio de 2023.11. Reflexology Association of America. What is Reflexology? Disponível em: https://reflexology-usa.org/what-is-reflexology. Acesso em 22 de maio de 2023.
12. Bula Dorflex. Disponível em: https://www.dorflex.com.br/src/img/media/bula_dorflex.pdf. Acesso em 23 de maio de 2023.