O termo médico para um hematoma é contusão. Lesões nos ossos, músculos e no tecido logo abaixo da pele podem causar esses hematomas. Os olhos e a boca, bem como os órgãos internos, como os pulmões, também podem sofrer uma contusão.1

O termo médico para um hematoma é contusão

Contusões são um tipo de sangramento sob a pele. Um golpe forte, como cair ou colidir com um objeto, pode quebrar pequenos vasos sanguíneos chamados capilares, o que causa sangramento na área da lesão.1

Tipos de contusão

A contusão muscular pode ser classificada apenas com relação à restrição da movimentação da articulação, podendo ser leve ou grave.2

Contusão leve: há diminuição de menos de um terço da mobilidade articular normal ao redor da lesão.2

Contusão grave: há diminuição de mais de um terço da mobilidade articular ao redor da lesão.2

Além disso, existem três tipos de contusões:3

Subcutânea - abaixo da pele;3

Intramuscular - dentro do ventre muscular (parte do músculo constituída por fibras musculares que se contraem);3

Periosteal - contusão óssea.3

As contusões podem durar de dias a meses. A contusão óssea é a mais grave e dolorosa.3

Como ocorre a contusão3

Contusões são frequentemente causadas por:

  • Quedas;
  • Lesões esportivas;
  • Acidentes de carro;
  • Golpes recebidos de outras pessoas ou objetos.

Se você toma um anticoagulante, é provável que você se machuque mais facilmente.

Como identificar uma contusão3

Os principais sintomas são:

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Descoloração da pele.

A contusão começa como uma cor vermelha rosada que pode ser muito sensível ao toque. Muitas vezes é difícil usar o músculo que foi machucado. Por exemplo, uma contusão profunda na coxa é dolorosa quando você caminha ou corre.

Eventualmente, o hematoma muda para uma cor azulada, depois amarelo-esverdeada e, finalmente, retorna à cor normal da pele à medida que cicatriza.

Diferença entre contusão, luxação, lesão, entorse e fratura

Em primeiro lugar, ressaltamos a importância de se consultar um médico para entender qual é seu caso e suas necessidades.

E, antes de falar sobre a diferença entre contusão, luxação, lesão, entorse e fratura, é necessário explicar o que é uma lesão.

Lesões musculares: podem ser causadas por contusões, estiramentos ou lacerações. Mais de 90% de todas as lesões relacionadas ao esporte são contusões ou estiramento.4
Portanto, contusão, luxação, entorse e fratura são diferentes tipos de lesões.

Contusões: em uma contusão muscular, o grau da lesão sofrida está diretamente relacionado ao fato de o músculo estar ou não contraído durante o trauma. Caso o músculo esteja contraído, a lesão tende a ser mais superficial, uma vez que a energia é absorvida pela musculatura e não atravessa todas as camadas musculares. Mas se o músculo estiver relaxado, há lesão de mais camadas musculares, havendo transmissão do traumatismo até o osso.2

Luxações: são lesões nas articulações que forçam as extremidades dos ossos para fora da posição. A causa geralmente é uma queda ou um trauma. Pode ocorrer em tornozelos, joelhos, ombros, quadris, cotovelos e mandíbula. Também é possível deslocar as articulações dos dedos das mãos e dos pés. As articulações deslocadas geralmente ficam inchadas, muito doloridas, visivelmente fora do lugar e você pode não conseguir movê-las. É importante ressaltar que uma luxação é uma emergência. Se você tiver uma, procure atendimento médico.5

Entorse: é um movimento violento, com estiramento ou ruptura de ligamentos de uma articulação.6

Fratura: é o rompimento total ou parcial de qualquer osso. Pode ser exposta (quando a pele é perfurada) ou não.7

Como tratar uma contusão?1

A maioria das contusões não precisa de tratamento médico. Existem 4 passos que podem ajudar com a dor e o inchaço, além de acelerar a recuperação:

Descansar a área lesionada - Evite praticar esportes, exercícios ou alongamentos, a menos que um médico tenha sugerido o contrário. Às vezes, especialistas podem sugerir imobilizar a área lesionada com uma tala ou bandagem. Considere tirar uma folga do trabalho ou da escola se a lesão for muito dolorosa.

Compressa com gelo - O gelo pode ajudar com o inchaço e a dor. Tente aplicar uma bolsa de gelo na área por 20 minutos de cada vez, com um intervalo de 20 minutos entre cada sessão.

Comprimir a área para reduzir o inchaço e a dor - Para fazer isso, envolva-a suavemente em um curativo, que não deve ser doloroso, causar dormência ou deixar marcas profundas na pele.

Elevar a área acima do coração - Isso pode ajudar com inchaço e dor. Alguns travesseiros empilhados na cama podem funcionar bem.

Após um incidente traumático grave, como um acidente de carro, uma briga ou uma queda de uma altura extrema, deve-se buscar pela ajuda de um médico. Isso é especialmente importante se a dor for intensa ou a lesão não desaparecer sozinha em alguns dias.

MAT-BR-2203437

Dorflex Comprimidos
Indicação: Dor no Corpo
Dorflex Caixa

Age na dor e relaxa a tensão muscular5

Dorflex Gotas
Indicação: Dor no Corpo

Age na dor e relaxa a tensão muscular5

Dorflex Icyhot Spray
Indicação: Dor no Corpo
Dorflex IcyHot

O frio que alivia e calor que relaxa

Dorflex Icyhot Adesivo
Indicação: Dor no Corpo
Caixas de dorflex icyhot adesivo

O frio que alivia e calor que relaxa

Referências:

[1] VILLINES, Zawn. What to know about contusions. Medical News Today. 23 jan. 2019. Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/324266. Acesso em: 15 mar. 2022.

[2] ROCCHI, Evandro. Lesões musculares. Universidade Federal do Paraná. Hospital de Clínicas. Serviço de Traumatologia Esportiva e Artroscopia. Curitiba, 2013. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/52081/R%20-%20E%20-%20EVANDRO%20ROCCHI.pdf;jsessionid=DB6288AB74A97774FE5F2F0757C787C1?sequence=1. Acesso em: 14 mar. 2022.

[3] MEDLINEPLUS. Bruise. U.S. Department of Health and Human Services. 03 maio 2021. Disponível em: https://medlineplus.gov/ency/article/007213.htm. Acesso em: 15 mar. 2022.

[4] FERNANDES, Tiago Lazzaretti; et al. Lesão muscular: fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e apresentação clínica. Revista Brasileira de Ortopedia. 2011;46(3):247-55. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-36162011000300003. Acesso em: 14 mar. 2022.

[5] MEDLINEPLUS. Dislocations. U.S. Department of Health and Human Services. 29 dez. 2021. Disponível em: https://medlineplus.gov/dislocations.html. Acesso em: 14 mar. 2022.

[6] RODRIGUES, Fábio Lucas; WAISBERG, Gilberto. Entorse de tornozelo. Revista da Associação Médica Brasileira. 2009;55(5):510-511. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-42302009000500008. Acesso em: 14 mar. 2022.

[7] MINISTÉRIO DA SAÚDE. Primeiros socorros: você sabe como agir em caso de fratura? Governo Federal. Brasil. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/10006003165.pdf. Acesso em: 14 mar. 2022.

Atualização do site: Agosto/2022

Ficou com alguma dúvida ainda?