Homem experimentando dor nas costas e se alongando no parque

Se você anda se perguntando "nossa, que dor nas costas, o que pode ser isso?" com muita frequência, precisa começar a prestar atenção na localização desse incômodo.  

Saber exatamente onde dói, se do lado direito, mais pra cima ou mais para baixo, pode ser um indicador-chave da causa da dor e também ajudar no momento do diagnóstico.  

Veja, a seguir, o que pode ser a dor nas costas de acordo com cada região e dicas para aliviá-la no dia a dia. 

Dor nas costas: que pode ser o incômodo em cada lugar

Dor do lado direito, do lado esquerdo ou dor nas costas acima das nádegas? É hora de entender mais sobre tudo isso. Conheça as principais causas de dor nas costas de acordo com o local do incômodo.

Dor nas costas em cima

Sensação de aperto, rigidez, dor aguda e latejante… Todo esse incômodo na parte superior das costas, seja na base do pescoço ou um pouco mais abaixo, pode estar relacionado principalmente a tensão muscular e má postura1,2

Sabe quando você passa um tempão em frente ao computador, naquele estresse danado, já cansado(a), sem mudar de posição? Pois bem! Isso pode resultar nessa dor na parte de cima das costas1,2.  

Outras causas mais complicadas da dor na parte superior das costas incluem: 

  • lesão nos músculos, ligamentos ou discos que sustentam a coluna2
  • fratura nas vértebras1
  • pressão sobre os nervos espinhais devido a problemas como hérnia de disco1;  
  • desalinhamentos na coluna cervical ou torácica2
  • osteoartrite (a famosa artrose)1.  

Dor nas costas embaixo

A dor na parte inferior das costas pode ter bastante a ver com a conhecida lombalgia. Esse é um tipo de dor extremamente comum que acomete a região lombar inferior (ou seja, a parte mais baixa da coluna, perto da bacia) e que, mais uma vez, pode ser  consequência da má postura3,4.

Sentar, deitar e agachar do jeito errado, não respeitar a forma correta de levantar objetos pesados… Todos esses erros posturais podem contribuir para que a dor embaixo das costas apareça3

Mas não só. Essa dor nas costas acima das nádegas também pode ser um sintoma provocado por: 

  • esforços repetitivos4
  • obesidade4
  • sedentarismo4
  • inflamação3
  • hérnia de disco3
  • osteoartrite na coluna, que pode levar à degeneração dos discos invertebrais e das articulações4

Dor nas costas do lado direito

São muitos os fatores que podem estar por trás de uma dor nas costas do lado direito. Um bastante comum é a presença de pedras nos rins, cuja dor que afeta o órgão acaba irradiando para essa região da coluna.  

O incômodo resultado de um problema renal pode se espalhar por toda parte inferior da coluna, tanto que a lombalgia é também chamada de "dor nos rins"3. E ainda sobre o caso de pedra nos rins, a dor pode ir e voltar, conforme a pedra se mexe5.  

Saiba mais: Como entender se é dor muscular ou no rim? Tire dúvidas

Veja outros motivos de o que pode ser dor nas costas do lado direito, seja ela mais para cima ou mais para baixo das costas:  

  • lesão muscular6
  • hérnia de disco6
  • fratura nas vértebras6
  • osteoartrite6
  • estenose espinhal (estreitamento do canal espinhal que exerce pressão sobre a medula espinhal e os nervos da coluna)5
  • infecção renal5
  • apendicite5
  • endometriose5
  • pneumonia6
  • má postura3,4,7.  

Ainda falando sobre o que pode ser dor nas costas do lado direito, vale mencionar que alguns casos de problemas no pulmão podem resultar em incômodos nesse local. Isso porque, como o pulmão está localizado na parte de cima das costas, quadros de infecção respiratória e pneumonia podem vir acompanhados de dor na parte de cima das costas, mais à direita6.  

Dor nas costas do lado esquerdo

A dor nas costas do lado esquerdo tem muitas causas semelhantes à do lado direito. Essas são algumas possibilidades que você deve investigar junto ao seu médico: 

  • lesão muscular7;  
  • hérnia de disco7,8;  
  • fratura nas vértebras7
  • osteoartrite7;  
  • estenose espinhal7;  
  • pedra nos rins7;  
  • infecção renal8;  
  • pancreatite7,8;  
  • endometriose8;  
  • pneumonia6
  • ataque cardíaco7
  • má postura3,4,7
Garota praticando alongamento em sua mesa de trabalho

Como aliviar a dor nas costas?

Agora que você já sabe o que pode ser dor nas costas em cada região, dê uma checada na lista abaixo para garimpar boas dicas que ajudam a amenizar as dores na coluna.

 1. Alongue-se

Quando sentir que a dor nas costas está dando as caras, é hora de se levantar e dar aquela boa esticada no corpo. O alongamento ajuda a reduzir a tensão muscular, melhora a circulação do sangue e aumenta a flexibilidade, beneficiando a saúde da sua coluna e, claro, te ajudando a espairecer9.  

Um exercício de alongamento bastante comum é o “postura do gato”. Para realizá-lo, você deve apoiar as mãos e os joelhos no chão e, lentamente, curvar as costas para cima, trazendo o queixo para o peitoral10

Em seguida, com cuidado, faça o movimento oposto e relaxe o abdômen em direção ao chão. As costas ficam arqueadas para baixo e os glúteos e o queixo são levados para cima. Repita de três a cinco vezes, duas vezes por dia10

Mas é importante ressaltar que esse é apenas um exemplo de um exercício sobre como aliviar a dor nas costas. O recomendado é conversar com um médico ou fisioterapeuta de sua confiança para saber qual é a sequência de movimentos mais indicada para o seu tipo e grau de dor.

2. Experimente aplicar compressas na região

Ainda que as evidências científicas sejam limitadas, pessoas que sentem dores pontuais nas costas notam um breve alívio após aplicarem bolsas de água quente na região dolorida11.  

Com o relaxamento da musculatura, pode vir aquela sensação de conforto que pode beneficiar esses casos. Mas o alívio não dura muito e não é algo milagroso. Ainda são necessários mais estudos para entender se a compressa quente ajuda quem sente dor há mais de três meses e também se há efeitos positivos no uso de compressas frias11

De qualquer forma, encare isso como uma medida paliativa e busque ajuda médica para entender, de fato, o que pode ser sua dor nas costas e como cuidar desse incômodo.  

3. Melhore a postura

Como vimos ao longo do artigo, dor nas costas pode ser sinal de má postura3,4,7. Sentar de qualquer jeito ou mesmo ficar com o computador no colo pode resultar em dores em várias regiões das costas.  

Que tal começar a corrigir a postura enquanto trabalha? Ao usar o computador, por exemplo, procure posicionar a tela em uma altura adequada12.  

O ideal é utilizar um suporte para que tudo aquilo que você enxerga na tela esteja na altura dos seus olhos. Dessa forma, você não precisa ficar se curvando para visualizá-la12.  

Outra dica é manter as pernas sempre debaixo da mesa e nunca girar a cadeira para pegar um objeto que esteja às suas costas. E atenção: quando for usar o telefone, nada de apoiá-lo entre a orelha e o ombro! Isso acaba forçando a coluna cervical. Resultado? Dor nas costas em cima, na região do pescoço12.  

4. Mantenha-se ativo

Durante os primeiros dias de crise aguda de dor, é recomendado evitar qualquer esforço físico — o que inclui exercícios — para acalmar os sintomas e reduzir a inflamação na área afetada3,4

Mas não vale usar isso como desculpa para ficar parado e deitado na cama por muito tempo. Assim que o pior passar, comece lentamente a retomar as atividades. Exercícios de fortalecimento são importantes para reduzir os sintomas e prevenir o retorno da dor nas costas4

5. Considere fazer acupuntura

A ​​acupuntura, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, já demonstrou contribuir para o alívio de dores nas costas, principalmente em casos de dor lombar13.  

Essa é uma técnica que, ao estimular o sistema nervoso, libera neurotransmissores que possibilitam a restauração e a manutenção da saúde, inclusive em condições dolorosas13

Aprenda outros métodos para aliviar a dor na coluna sem o uso de medicamentos

6. Se necessário, recorra à remédios para dor nas costas

Analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios são opções de remédios para dor nas costas que podem ser usados para atenuar o incômodo — mas sempre acompanhado de aconselhamento profissional, vale lembrar4

Dorflex Regular, por exemplo, é um medicamento que possui ação analgésica e relaxante muscular. Formulado com dipirona monoidratada, citrato de orfenadrina e cafeína anidra, é indicado para aliviar dores musculares (incluindo as dores nas costas) e dores relacionadas à contratura muscular excessiva, como a dor de cabeça tensional14

Se o incômodo persistir, procure um médico para avaliar o que pode ser a dor nas costas. Fale para ele sobre o local da dor, pois isso pode ajudar no diagnóstico. Siga as recomendações médicas e também navegue pelo nosso site para saber mais dicas de bem-estar e como lidar com dores no corpo e dor de cabeça. 

DORFLEX®(dipirona monoidratada, citrato de orfenadrina, cafeína anidra). Indicações: no alívio da dor associada a contraturas musculares, incluindo cefaleia tensional. MS: 1.8326.0354. O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. Leia atentamente a bula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.​ julho/2023 - MAT-BR-2301339

DORFLEX®(dipirona monoidratada, citrato de orfenadrina, cafeína anidra). Indicações: no alívio da dor associada a contraturas musculares, incluindo cefaleia tensional. MS: 1.8326.0354. O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. Leia atentamente a bula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.​

DORFLEX®️UNO(dipironamonoidratada).Indicação:analgésicoeantitérmico.MS1.8326.0460.O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. Leia atentamente a bula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Produtos Recomendados