Quando a dor aparece, seja ela no corpo ou na cabeça, é normal buscar por soluções que ajudem a reduzir esse desconforto de alguma maneira. Nessas horas, entre as alternativas para aliviar as dores e tensões musculares estão os diferentes tipos de Dorflex®1-5.
No entanto, muita gente pode ter dúvidas sobre o uso adequado desses medicamentos, principalmente quando está tomando pela primeira vez.
Então, se você está se perguntando como tomar Dorflex® corretamente, este artigo é para você! Aqui, vamos responder algumas das perguntas mais frequentes sobre toda a linha de produtos. Porém, em caso de dúvidas ou dores persistentes, procure um médico!
Dorflex®: linha completa para dores de cabeça, musculares e enxaqueca
Pois é, Dorflex® não é apenas um produto. São três medicamentos que ajudam a combater a dor1-5.
Para começar, há o próprio Dorflex®, que é indicado para o alívio de dores musculares, como aquelas causadas por tensões e contraturas1,2.
Também é possível encontrar nas farmácias o Dorflex® MAX, para as dores intensas6, por ser duas vezes mais relaxante muscular e analgésico*3 que Dorflex®1,2.
Dorflex® UNO, por sua vez, é um analgésico que ajuda a amenizar diversas dores4,5, incluindo a enxaqueca aguda7.
Composição dos diferentes tipos de Dorflex®
Dorflex® é composto por 300 mg de dipirona, 35 mg de orfenadrina e 50 mg cafeína anidra, formando uma combinação de analgésico e relaxante muscular1,2. Alguns dos desconfortos que podem ser reduzidos com o uso do medicamento, quando indicado, são a dor de cabeça tensional (cefaleia tensional)1,2, a dor nas costas8 (incluindo a dor na lombar9), entre outras dores musculares1,2.
Já Dorflex® MAX é formulado com o dobro de dipirona (600 mg), de orfenadrina (70 mg) e de cafeína anidra (100 mg)*3 quando comparado à Dorflex®1,2, o que o torna um medicamento potente para combater as dores fortes que podem surgir no dia a dia3.
E Dorflex® UNO contém dipirona (1g), sendo utilizado como medicamento analgésico (para dor) e antitérmico (para febre)4,5. Vale lembrar que a dipirona pode ser indicada para alívio de dores de cabeça10,11, incluindo a enxaqueca7, e também pode ajudar no controle de outros tipos de dor, como dor de garganta e dores musculares10.
Como tomar Dorflex®: dúvidas respondidas
Vamos aos detalhes sobre como os medicamentos devem ser administrados e outras questões, lembrando que é indicado consultar um médico antes de tomar qualquer remédio.
Posologia de Dorflex®
Para saber como tomar os medicamentos Dorflex® da forma correta, é fundamental conhecer a dosagem segura do medicamento. Dorflex®, por exemplo, pode ser encontrado em duas apresentações: comprimidos1 e solução oral (gotas)2.
No caso de Dorflex® Comprimidos, a recomendação de uso é de 1 a 2 comprimidos, 3 a 4 vezes ao dia, nunca ultrapassando esse limite. Para isso, você deve tomar os comprimidos com líquido, por via oral. É importante saber ainda que esse medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado1.
Se a sua escolha for por Dorflex® Gotas, a dose recomendada é de 30 a 60 gotas, 3 a 4 vezes ao dia, por via oral (e sempre respeitando esse limite)2.
Para usar o medicamento, você deve colocar o frasco na posição vertical com a tampa para cima e girá-la até romper o lacre. Em seguida, é só virar o frasco com o conta-gotas para baixo e bater levemente com o dedo no fundo do frasco para iniciar o gotejamento2.
Entenda melhor como Dorflex® age na dor no corpo.
Falando de Dorflex® MAX, a bula recomenda a ingestão de 1 comprimido, 3 a 4 vezes ao dia, acompanhado de um copo ou metade de um copo de água3.
Dorflex® UNO, por sua vez, está disponível em versão comprimido4 e comprimido efervescente5. A dose indicada é de ½ a 1 comprimido até 4 vezes ao dia, ingerindo-o com líquido por via oral4; ou 1 comprimido efervescente até 4 vezes ao dia - que deve ser dissolvido em meio copo de água e ingerido imediatamente após o término da dissolução5.
Se o efeito de uma única dose de Dorflex® UNO for insuficiente ou após o efeito analgésico ter diminuído, a dose pode ser repetida respeitando o modo de usar e a dose máxima diária, conforme descrito acima. Caso os sintomas não desapareçam com o uso do medicamento, procure orientação médica4,5.
A seguir, vamos esclarecer algumas dúvidas comuns que podem surgir na hora de tomar Dorflex®!
Quais são as contraindicações de Dorflex®?
Dorflex®, Dorflex® MAX e Dorflex® UNO não devem ser utilizados nos seguintes casos:
- pessoas que têm alergia ou intolerância a qualquer um dos componentes da fórmula ou a analgésicos semelhantes à dipirona, derivados de pirazolonas (ex.: fenilbutazona, oxifembutazona) ou de pirazolidinas (ex.: fenilbutazona, oxifembutazona) – incluindo, por exemplo, experiência prévia de agranulocitose (diminuição acentuada na contagem de leucócitos do sangue – glóbulos brancos) com uma destas substâncias1-5;
- porfiria hepática aguda intermitente (doença metabólica que se manifesta através de problemas na pele e/ou com complicações neurológicas pelo risco de indução de crises de porfiria1-5;
- deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase (G6PD) pelo risco de hemólise (destruição dos glóbulos vermelhos, o que pode levar à anemia)1-5;
- função de medula óssea prejudicada (ex.: após tratamento que bloqueia a divisão celular) ou doenças do sistema hematopoiético (responsável pela produção das células sanguíneas)1-5;
- desenvolvido broncoespasmo (contração dos brônquios levando a chiado no peito) ou outras reações anafiláticas (como urticária, rinite, angioedema) depois do uso de medicamentos para dor (ex.: salicilatos, paracetamol, diclofenaco, ibuprofeno, indometacina, naproxeno)1-5.
No caso de Dorflex® e Dorflex® MAX, há ainda a contraindicação para pessoas com glaucoma (aumento da pressão intraocular), obstrução pilórica ou duodenal (estreitamento da passagem do conteúdo no estômago e intestino), problemas motores no esôfago (megaesôfago), úlcera péptica estenosante (estreitamento anormal), hipertrofia prostática (aumento da próstata), obstrução do colo da bexiga e miastenia grave (doença neuromuscular que causa fraqueza)1-3.
Quem amamenta pode tomar Dorflex®? E grávidas?
Não é recomendado tomar Dorflex®, Dorflex® MAX ou Dorflex® UNO durante os primeiros 3 meses da gravidez. O uso durante o segundo trimestre da gravidez só deve ocorrer após cuidadosa avaliação do potencial risco/benefício pelo médico. Os medicamentos também não devem ser utilizados nos 3 últimos meses da gravidez1-5.
A segurança de Dorflex®, Dorflex® MAX e Dorflex® UNO durante a amamentação não está estabelecida. Por isso, a recomendação é não amamentar por até 48 horas após o uso dos medicamentos. Isso porque partes da dipirona passam para o leite materno1-5.
Quem tem pressão alta pode tomar Dorflex?
Não há contraindicação em bula para o uso de qualquer apresentação de Dorflex®, Dorflex® MAX e Dorflex® UNO por pessoas com diagnóstico de hipertensão arterial1-5.
Porém, Dorflex® e Dorflex® MAX devem ser utilizados com cautela em pacientes com os seguintes distúrbios do coração: taquicardia, arritmias cardíacas, insuficiência coronária ou descompensação cardíaca1-3.
Portanto, sempre consulte a bula do medicamento antes de usá-lo e procure um médico para receber as orientações mais adequadas para o seu caso.
Pode tomar Dorflex todos os dias?
Embora seja possível tomar Dorflex® em comprimidos ou gotas mais de uma vez ao dia1,2, não é recomendado fazer uso prolongado do medicamento, tanto de Dorflex® quanto de Dorflex® MAX e Dorflex® UNO. Isso porque o abuso de analgésicos (dipirona) e relaxantes musculares pode levar a uma série de efeitos adversos12.
Além disso, é fundamental respeitar a dose máxima diária, pois isso também pode causar efeitos colaterais indesejados. A superdosagem de dipirona, por exemplo, pode causar náusea, vômito, dor abdominal, queda da pressão sanguínea e até mesmo insuficiência renal1-5,12.
É sempre importante reforçar que o uso de qualquer medicamento deve ser feito com cautela e responsabilidade. Se você tiver dúvidas específicas sobre o uso de Dorflex®, consulte um médico1-5. Ele poderá oferecer orientações personalizadas e adequadas ao seu caso.
Esperamos ter respondido às suas dúvidas sobre como tomar Dorflex® e outras questões relacionadas ao medicamento. Cuide-se e fique bem!
*Quando comparado à formulação regular de Dorflex® Comprimidos.
Produtos Recomendados
DORFLEX® (dipirona monoidratada, citrato de orfenadrina, cafeína anidra). Indicações: no alívio da dor associada a contraturas musculares, incluindo cefaleia tensional. MS: 1.8326.0354. O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. Leia atentamente a bula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
DORFLEX® MAX (dipirona monoidratada, citrato de orfenadrina, cafeína anidra). Indicações: no alívio da dor associada a contraturas musculares, incluindo cefaleia tensional. MS: 1.8326.0354. O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. Leia atentamente a bula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
DORFLEX®️ UNO (dipirona monoidratada). Indicação: analgésico e antitérmico. MS1.8326.0460. O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. Leia atentamente a bula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Março/2024. MAT-BR-2307168.
Artigos Recomendados
-
- Dorflex® Comprimidos. [Bula do produto - versão do paciente]. Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. 26/12/203.
- Dorflex® Gotas. [Bula do produto - versão paciente]. Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. 26/12/2023
- Dorflex® MAX. [Bula do produto - versão paciente]. Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. 26/12/2023
- Dorflex® UNO Comprimidos. [Bula do produto - versão paciente]. Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. 1/01/2024 5. Dorflex® UNO Comprimidos Efervescentes. [Bula do produto - versão paciente]. Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. 1/01/2024
- Dorflex® MAX. [Bula do produto - versão do profissional de saúde]. Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. 26/12/2023
- Tulunay FC, Ergün H, Gülmez SE et al. The Efficacy and Safety of Dipyrone (Novalgin®) Tablets in the Treatment of Acute Migraine Attacks: A Double-Blind, Cross-Over, Randomized, Placebo-Controlled, Multi-Center Study. Functional Neurology. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15595715/. Acesso em 5 de fevereiro de 2024.
- Casiano VE, Dydyk AM, Varacallo M. Back Pain. [Updated 2020 Jul 10]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK538173/. Acesso em 16 de outubro de 2023.
- van Tulder M. et al. European guidelines for the management of acute nonspecific low back pain in primary care. Eur Spine J (2006) 15 (Suppl. 2): S169–S191. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3454540/pdf/586_2006_Article_1071.pdf. Acesso em 16 de outubro de 2023.
- Sznejder H, Amand C, Stewart A, Salazar R, Scala WAR. Real world evidence of the use of metamizole (dipyrone) by the Brazilian population. A retrospective cohort with over 380,000 patients. Einstein (São Paulo). 2022 May 6;20:eAO6353. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9060643/pdf/2317-6385-eins-20-eAO6353.pdf. Acesso em 16 de outubro de 2023.
- Martínez-Martín P, Raffaelli Jr, Titus F et al. Efficacy and Safety of Metamizol vs. Acetylsalicylic Acid in Patients with Moderate Episodic Tension-type Headache: a Randomized, Double-blind, Placebo- and Active-controlled, Multicentre Study. Cephalalgia. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11472387/. Acesso em 8 de março de 2024.
- Biblioteca Virtual em Saúde. Atenção Primária em Saúde. Quais as complicações do uso indiscriminado de analgésicos e relaxantes musculares?. Disponível em: https://aps-repo.bvs.br/aps/quais-as-complicacoes-do-uso-indiscriminado-de-analgesicos-e-relaxantes-musculares/. Acesso em 16 de outubro de 2023.