Saiba como tomar Dorflex da maneira correta e não deixe a dor parar você.

Quando a dor aparece, seja ela no corpo ou na cabeça, é normal buscar por soluções que ajudem a reduzir esse desconforto de alguma maneira. Nessas horas, entre as alternativas para aliviar as dores e tensões musculares estão os diferentes tipos de Dorflex®1-5.

No entanto, muita gente pode ter dúvidas sobre o uso adequado desses medicamentos, principalmente quando está tomando pela primeira vez. 

Então, se você está se perguntando como tomar Dorflex® corretamente, este artigo é para você! Aqui, vamos responder algumas das perguntas mais frequentes sobre toda a linha de produtos. Porém, em caso de dúvidas ou dores persistentes, procure um médico!

Dorflex®: linha completa para dores de cabeça, musculares e enxaqueca

Pois é, Dorflex® não é apenas um produto. São três medicamentos que ajudam a combater a dor1-5.  

Para começar, há o próprio Dorflex®, que é indicado para o alívio de dores musculares, como aquelas causadas por tensões e contraturas1,2

Também é possível encontrar nas farmácias o Dorflex® MAX, para as dores intensas6, por ser duas vezes mais relaxante muscular e analgésico*3 que Dorflex®1,2.

Dorflex® UNO, por sua vez, é um analgésico que ajuda a amenizar diversas dores4,5, incluindo a enxaqueca aguda7.

Composição dos diferentes tipos de Dorflex®

Dorflex® é composto por 300 mg de dipirona, 35 mg de orfenadrina e 50 mg cafeína anidra, formando uma combinação de analgésico e relaxante muscular1,2. Alguns dos desconfortos que podem ser reduzidos com o uso do medicamento, quando indicado, são a dor de cabeça tensional (cefaleia tensional)1,2, a dor nas costas8  (incluindo a dor na lombar9), entre outras dores musculares1,2.

Já Dorflex® MAX é formulado com o dobro de dipirona (600 mg), de orfenadrina (70 mg) e de cafeína anidra (100 mg)*3 quando comparado à Dorflex®1,2, o que o torna um medicamento potente para combater as dores fortes que podem surgir no dia a dia3.

E Dorflex® UNO contém dipirona (1g), sendo utilizado como medicamento analgésico (para dor) e antitérmico (para febre)4,5. Vale lembrar que a dipirona pode ser indicada para alívio de dores de cabeça10,11, incluindo a enxaqueca7, e também pode ajudar no controle de outros tipos de dor, como dor de garganta e dores musculares10.

Como tomar Dorflex®: dúvidas respondidas

Vamos aos detalhes sobre como os medicamentos devem ser administrados e outras questões, lembrando que é indicado consultar um médico antes de tomar qualquer remédio.

Como tomar Dorflex para dor muscular: 1 a 2 comprimidos de Dorflex regular, de 3 a 4 vezes por dia. Só tome remédios com indicação médica.

Posologia de Dorflex®

Tabela descritiva que indica as apresentações de Dorflex e a indicação de cada produto, seguindo as orientações da bula

Para saber como tomar os medicamentos Dorflex® da forma correta, é fundamental conhecer a dosagem segura do medicamento. Dorflex®, por exemplo, pode ser encontrado em duas apresentações: comprimidos1 e solução oral (gotas)2.

No caso de Dorflex® Comprimidos, a recomendação de uso é de 1 a 2 comprimidos, 3 a 4 vezes ao dia, nunca ultrapassando esse limite. Para isso, você deve tomar os comprimidos com líquido, por via oral. É importante saber ainda que esse medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado1

Se a sua escolha for por Dorflex® Gotas, a dose recomendada é de 30 a 60 gotas, 3 a 4 vezes ao dia, por via oral (e sempre respeitando esse limite)2.

Para usar o medicamento, você deve colocar o frasco na posição vertical com a tampa para cima e girá-la até romper o lacre. Em seguida, é só virar o frasco com o conta-gotas para baixo e bater levemente com o dedo no fundo do frasco para iniciar o gotejamento2

Entenda melhor como Dorflex® age na dor no corpo.

Falando de Dorflex® MAX, a bula recomenda a ingestão de 1 comprimido, 3 a 4 vezes ao dia, acompanhado de um copo ou metade de um copo de água3.

Dorflex® UNO, por sua vez, está disponível em versão comprimido4 e comprimido efervescente5. A dose indicada é de ½ a 1 comprimido até 4 vezes ao dia, ingerindo-o com líquido por via oral4; ou 1 comprimido efervescente até 4 vezes ao dia - que deve ser dissolvido em meio copo de água e ingerido imediatamente após o término da dissolução5.

Se o efeito de uma única dose de Dorflex® UNO for insuficiente ou após o efeito analgésico ter diminuído, a dose pode ser repetida respeitando o modo de usar e a dose máxima diária, conforme descrito acima. Caso os sintomas não desapareçam com o uso do medicamento, procure orientação médica4,5.

A seguir, vamos esclarecer algumas dúvidas comuns que podem surgir na hora de tomar Dorflex®!

Quanto tempo Dorflex® demora para fazer efeito?

Dorflex® (comprimidos e gotas) e Dorflex® MAX começam a agir a partir de 30 minutos após a administração do medicamento1-3. Já o tempo médio do início de ação de Dorflex® UNO vai de 30 a 60 minutos e dura aproximadamente 4 horas4,5.

Com que idade pode tomar Dorflex?

Dorflex® e Dorflex® MAX são medicamentos de uso adulto1-3. Já Dorflex® UNO pode ser utilizado por adultos e adolescentes acima de 15 anos de idade4,5. Para obter mais esclarecimentos sobre a idade adequada para tomar Dorflex®, consulte um médico.

Quais são as contraindicações de Dorflex®?

Dorflex®, Dorflex® MAX e Dorflex® UNO não devem ser utilizados nos seguintes casos: 

  • pessoas que têm alergia ou intolerância a qualquer um dos componentes da fórmula ou a analgésicos semelhantes à dipirona, derivados de pirazolonas (ex.: fenilbutazona, oxifembutazona) ou de pirazolidinas (ex.: fenilbutazona, oxifembutazona) – incluindo, por exemplo, experiência prévia de agranulocitose (diminuição acentuada na contagem de leucócitos do sangue – glóbulos brancos) com uma destas substâncias1-5
  • porfiria hepática aguda intermitente (doença metabólica que se manifesta através de problemas na pele e/ou com complicações neurológicas pelo risco de indução de crises de porfiria1-5
  • deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase (G6PD) pelo risco de hemólise (destruição dos glóbulos vermelhos, o que pode levar à anemia)1-5
  • função de medula óssea prejudicada (ex.: após tratamento que bloqueia a divisão celular) ou doenças do sistema hematopoiético (responsável pela produção das células sanguíneas)1-5
  • desenvolvido broncoespasmo (contração dos brônquios levando a chiado no peito) ou outras reações anafiláticas (como urticária, rinite, angioedema) depois do uso de medicamentos para dor (ex.: salicilatos, paracetamol, diclofenaco, ibuprofeno, indometacina, naproxeno)1-5.


No caso de Dorflex® e Dorflex® MAX, há ainda a contraindicação para pessoas com glaucoma (aumento da pressão intraocular), obstrução pilórica ou duodenal (estreitamento da passagem do conteúdo no estômago e intestino), problemas motores no esôfago (megaesôfago), úlcera péptica estenosante (estreitamento anormal), hipertrofia prostática (aumento da próstata), obstrução do colo da bexiga e miastenia grave (doença neuromuscular que causa fraqueza)1-3.

Quem amamenta pode tomar Dorflex®? E grávidas?

Não é recomendado tomar Dorflex®, Dorflex® MAX ou Dorflex® UNO durante os primeiros 3 meses da gravidez. O uso durante o segundo trimestre da gravidez só deve ocorrer após cuidadosa avaliação do potencial risco/benefício pelo médico. Os medicamentos também não devem ser utilizados nos 3 últimos meses da gravidez1-5.

A segurança de Dorflex®, Dorflex® MAX e Dorflex® UNO durante a amamentação não está estabelecida. Por isso, a recomendação é não amamentar por até 48 horas após o uso dos medicamentos. Isso porque partes da dipirona passam para o leite materno1-5.

Quem tem pressão alta pode tomar Dorflex?

Não há contraindicação em bula para o uso de qualquer apresentação de Dorflex®, Dorflex® MAX e Dorflex® UNO por pessoas com diagnóstico de hipertensão arterial1-5.  

Porém, Dorflex® e Dorflex® MAX devem ser utilizados com cautela em pacientes com os seguintes distúrbios do coração: taquicardia, arritmias cardíacas, insuficiência coronária ou descompensação cardíaca1-3

Portanto, sempre consulte a bula do medicamento antes de usá-lo e procure um médico para receber as orientações mais adequadas para o seu caso.

Pode tomar Dorflex todos os dias?

Embora seja possível tomar Dorflex® em comprimidos ou gotas mais de uma vez ao dia1,2, não é recomendado fazer uso prolongado do medicamento, tanto de Dorflex® quanto de Dorflex® MAX e Dorflex® UNO. Isso porque o abuso de analgésicos (dipirona) e relaxantes musculares pode levar a uma série de efeitos adversos12.

Além disso, é fundamental respeitar a dose máxima diária, pois isso também pode causar efeitos colaterais indesejados. A superdosagem de dipirona, por exemplo, pode causar náusea, vômito, dor abdominal, queda da pressão sanguínea e até mesmo insuficiência renal1-5,12.

É sempre importante reforçar que o uso de qualquer medicamento deve ser feito com cautela e responsabilidade. Se você tiver dúvidas específicas sobre o uso de Dorflex®, consulte um médico1-5. Ele poderá oferecer orientações personalizadas e adequadas ao seu caso. 

Esperamos ter respondido às suas dúvidas sobre como tomar Dorflex® e outras questões relacionadas ao medicamento. Cuide-se e fique bem!

*Quando comparado à formulação regular de Dorflex® Comprimidos.

Produtos Recomendados

DORFLEX® (dipirona monoidratada, citrato de orfenadrina, cafeína anidra). Indicações: no alívio da dor associada a contraturas musculares, incluindo cefaleia tensional. MS: 1.8326.0354. O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. Leia atentamente a bula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.​
 
DORFLEX® MAX (dipirona monoidratada, citrato de orfenadrina, cafeína anidra). Indicações: no alívio da dor associada a contraturas musculares, incluindo cefaleia tensional. MS: 1.8326.0354. O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. Leia atentamente a bula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.  

DORFLEX®️ UNO (dipirona monoidratada). Indicação: analgésico e antitérmico. MS1.8326.0460. O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. Leia atentamente a bula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 

Março/2024. MAT-BR-2307168.

    1. Dorflex® Comprimidos. [Bula do produto - versão do paciente]. Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. 26/12/203. 
    2. Dorflex® Gotas. [Bula do produto - versão paciente]. Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. 26/12/2023 
    3. Dorflex® MAX. [Bula do produto - versão paciente]. Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. 26/12/2023 
    4. Dorflex® UNO Comprimidos. [Bula do produto - versão paciente]. Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. 1/01/2024  5. Dorflex® UNO Comprimidos Efervescentes. [Bula do produto - versão paciente]. Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. 1/01/2024 
    5. Dorflex® MAX. [Bula do produto - versão do profissional de saúde]. Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. 26/12/2023 
    6. Tulunay FC, Ergün H, Gülmez SE et al. The Efficacy and Safety of Dipyrone (Novalgin®) Tablets in the Treatment of Acute Migraine Attacks: A Double-Blind, Cross-Over, Randomized, Placebo-Controlled, Multi-Center Study. Functional Neurology. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15595715/. Acesso em 5 de fevereiro de 2024.    
    7. Casiano VE, Dydyk AM, Varacallo M. Back Pain. [Updated 2020 Jul 10]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK538173/. Acesso em 16 de outubro de 2023. 
    8. van Tulder M. et al. European guidelines for the management of acute nonspecific low back pain in primary care. Eur Spine J (2006) 15 (Suppl. 2): S169–S191. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3454540/pdf/586_2006_Article_1071.pdf. Acesso em 16 de outubro de 2023. 
    9. Sznejder H, Amand C, Stewart A, Salazar R, Scala WAR. Real world evidence of the use of metamizole (dipyrone) by the Brazilian population. A retrospective cohort with over 380,000 patients. Einstein (São Paulo). 2022 May 6;20:eAO6353. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9060643/pdf/2317-6385-eins-20-eAO6353.pdf. Acesso em 16 de outubro de 2023. 
    10. Martínez-Martín P, Raffaelli Jr, Titus F et al. Efficacy and Safety of Metamizol vs. Acetylsalicylic Acid in Patients with Moderate Episodic Tension-type Headache: a Randomized, Double-blind, Placebo- and Active-controlled, Multicentre Study. Cephalalgia. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11472387/. Acesso em 8 de março de 2024.
    11. Biblioteca Virtual em Saúde. Atenção Primária em Saúde. Quais as complicações do uso indiscriminado de analgésicos e relaxantes musculares?. Disponível em: https://aps-repo.bvs.br/aps/quais-as-complicacoes-do-uso-indiscriminado-de-analgesicos-e-relaxantes-musculares/. Acesso em 16 de outubro de 2023.