Você já sentiu dor de dente? Se a resposta for sim, você deve saber o quão desconfortável ela pode ser. A dor dentária, também chamada por especialistas de odontalgia, é definida como uma dor de origem orofacial, ou seja, relativa a tudo que for da face e da boca1.
Ela ocorre como consequência de vários problemas que afetam os dentes e suas estruturas de suporte1. Mas o que causa a dor de dente? Quais problemas seriam esses? E o que fazer para aliviar a dor de dente? É isso que iremos descobrir a seguir!
O que causa a dor de dente?
Primeiro, é importante dizer que a dor pode se dar diretamente no dente, no seu interior ou ao seu redor2.
Trata-se de um problema bastante comum e que, dependendo da intensidade, pode afetar diretamente a qualidade de vida. Quem tem dor de dente pode ter o sono prejudicado, não conseguir se alimentar e até apresentar problemas psicológicos relacionados à diminuição da autoestima1.
A dor pode ser constante, ou pode ser sentida após algum estímulo como calor, frio, alimento ou bebida doce e até após a escovação2. Veja abaixo as causas mais comuns da dor de dente.
Cáries
As cáries estão entre as principais causas da dor de dente1,2. Elas são causadas por ácidos produzidos pelas bactérias provenientes dos restos de alimentos que se acumulam nas superfícies dos dentes2. E quem já teve um dente com cárie sabe como isso pode doer.
A boa notícia é que esse quadro, geralmente, pode ser pode ser prevenido com uma boa higiene oral, que ajuda a remover essas placas bacterianas2.
Abscesso periapical
É um acúmulo de pus na raiz de um dente, resultante de uma infecção que se propagou do dente para os tecidos ao redor. Pode acontecer se, durante a pulpite, mencionada anteriormente, ocorrer a morte da polpa do dente, resultando em uma infecção no local2.
Pericoronarite
Ela nada mais é do que uma inflamação da gengiva ao redor do dente quando ele está empurrando o tecido da gengiva e pode ou não romper esse tecido. É mais comum nos dentes do siso, mas pode acontecer em qualquer dente2.
Bruxismo
Bruxismo é um quadro que faz com que a pessoa aperte, deslize ou bata os dentes, principalmente durante o sono. Todos esses movimentos são involuntários, ou seja, sem que a pessoa queira3.
Esse transtorno pode gerar dores de cabeça e nos músculos do rosto, dor na mandíbula e também desgaste nos dentes, o que pode resultar em dor de dente3.
E a dor de dente forte, o que pode ser?
Como já explicamos, o dente tem uma parte interna chamada de polpa. É um material macio, cheio de nervos, tecidos e vasos sanguíneos. Esses nervos pulpares estão entre os mais sensíveis do corpo4.
Portanto, quando estão irritados ou infectados por bactérias (abscesso), eles podem causar essa dor intensa, tão característica das odontalgias4.
É importante ressaltar que um dentista ou médico deve ser procurado em casos de dor de dente forte e também quando sentir outros incômodos.
Dor de dente causa dor de cabeça?
Em alguns casos, dor de dente e dor de cabeça podem caminhar juntas, mas não necessariamente uma coisa resulta na outra. Por exemplo, quem tem bruxismo pode apresentar tanto dores de cabeça quanto dor de dente por conta do desgaste resultante do ranger e do apertar dos dentes3.
Os quadros de disfunção da articulação temporomandibular (ATM) também estão relacionados a diversos incômodos. Nesse caso, há problemas na articulação responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca e, consequentemente, a pessoa pode ter dores de cabeça, dores ao mastigar e também desgaste dental excessivo, o que pode levar à dor de dente em si5.
O que é bom para dor de dente?
Para saber como aliviar a dor de dente, o melhor caminho é procurar um especialista4. Lembrando que somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios5.
Entretanto, há alguns medicamentos analgésicos de venda livre, os chamados OTC (sigla para o termo em inglês over the counter – algo como “fora do balcão”, em tradução livre para o português. Não é preciso receita médica para comprá-los), que podem ajudar a reduzir a dor e a inflamação4.
Anti-inflamatórios não esteróides, como aspirina, ibuprofeno, naproxeno ou paracetamol também podem ser indicados em casos de dor de dente4.
Como aliviar a dor de dente de forma caseira?
Para alívio temporário de uma dor de dente, há alguns caminhos que podem ajudar a driblar o desconforto:
- bochecho com água salgada morna - essa solução pode soltar os detritos entre os dentes. Basta misturar ½ colher de chá de sal em um copo de água morna e enxaguar bem a boca4;
- compressa fria - medida ajuda a aliviar o inchaço e a dor. Deixe o gelo enrolado em uma toalha na área dolorida por períodos de 20 minutos. Repita a cada poucas horas4.
Quando a dor de dente não passa, o que fazer?
Dor persistente é um sinal de alerta e, mais uma vez, é importante procurar ajuda de um profissional, até para evitar tomar medicações desnecessárias, que podem mascarar os sintomas e piorar o problema.
Vale ainda ficar atento a alguns sinais que podem indicar que a infecção bucal possa ter se espalhado. Procure um especialista se, além da dor de dente, você sentir:
- tontura²;
- febre ou dor de ouvido²;
- inchaço na boca ou no rosto²;
- sensibilidade do assoalho da boca²;
- dificuldade em ver ou visão dupla2.
Claro, não deixe de buscar ajuda se a dor de dente for insuportável! E também procure orientação sobre como dormir com dor de dente, afinal, o incômodo pode atrapalhar qualquer noite de sono!
Não se esqueça de que a prevenção é a chave do sucesso. Escove regularmente seus dentes com um creme dental com flúor. Use fio dental pelo menos uma vez por dia e consulte seu dentista duas vezes por ano para uma limpeza profissional4.
A alimentação também entra na jogada! Coma alimentos com baixo teor de açúcar e pergunte ao seu dentista sobre selantes e aplicações de flúor para evitar problemas e uma futura dor de dente4.
Você ainda pode contar com Dorflex no caso de dores de dente após um procedimento cirúrgico dentário. O medicamento contém cafeína anidra, uma substância que pode auxiliar, segundo estudos, no alívio de diversos tipos de dores, dentre elas a dor de dente no pós-operatório6.
Dorflex ainda tem dipirona monoidratada e citrato de orfenadrina na fórmulação. Ele possui ação analgésica e relaxante muscular e começa a fazer efeito, em média, 30 minutos após a administração oral7.
Navegue pelo nosso site e veja mais conteúdos sobre dores de cabeça, dores no corpo e enxaqueca. Não deixe que as dores que podem aparecer no dia a dia te atrapalhem. Até a próxima!
DORFLEX®(dipirona monoidratada, citrato de orfenadrina, cafeína anidra). Indicações: no alívio da dor associada a contraturas musculares, incluindo cefaleia tensional. MS: 1.8326.0354. O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. Leia atentamente a bula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. maio/2023 - MAT-BR-2301269
Produtos Recomendados
Artigos Recomendados
-
1. Echeverria MS, Dumith SC, Silva AER. Prevalência e fatores associados à dor dentária – estudo de base populacional com adultos e idosos do sul do Brasil. Rev Odontol UNESP. 2020;49:e20200039. https://doi.org/10.1590/1807-2577.03920 Disponível em https://www.scielo.br/j/rounesp/a/h9ywcnwnYGzSXjvjhFZMPDM/?lang=pt. Acesso em 2 de fevereiro de 2023.
2. Hennessy BJ. Dor de dente. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-da-boca-e-dos-dentes/sintomas-de-doen%C3%A7as-dentais-e-orais/dor-de-dente. Acesso em 2 de fevereiro de 2023.
3. Bruxismo. Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bruxismo-ranger-ou-apertar-os-dentes/. Acesso em 7 de março de 2023.
4. Toothache. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/10957-toothache#:~:text=Why%20is%20my%20toothache%20so,they%20can%20cause%20severe%20pain. Acesso em 2 de fevereiro de 2023.
5. Disfunção da articulação temporomandibular (ATM). Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/disfuncao-da-articulacao-temporomandibular-atm/. Acesso em 7 de março de 2023.
6. Derry CJ, Derry S, Moore RA. Caffeine as an analgesic adjuvant for acute pain in adults. Cochrane Database Syst Rev. 14 de março de 2012; (3): CD009281. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22419343/. Acesso em 7 de março de 2023.
7. Dorflex. Bula do produto. Disponível em https://www.dorflex.com.br/src/img/media/bula_dorflex.pdf. Acesso em 3 de maio de 2023.