Só para não profissionais de saúde residentes no Brasil

Printed From:

 

FAQ

 

Para que serve Dorflex?

Dorflex é um medicamento que possui ação analgésica e relaxante muscular. É indicado para aliviar dores relacionadas à contratura muscular excessiva, como a dor de cabeça tensional (cefaleia tensional), e também as dores musculares (incluindo dor nas costas e na lombar).

Posso tomar Dorflex para qualquer tipo de dor?

Dorflex é um remédio indicado para o alívio da dor associada às contraturas musculares, incluindo dor de cabeça do tipo tensional. Em outros casos de desconforto ou persistência da dor, recomendamos que você procure um médico da sua confiança para obter uma avaliação mais precisa.

Dorflex é um anti- inflamatório?

Dorflex é um analgésico (traz alívio para a dor) e relaxante muscular.

Qual é a fórmula de Dorflex?

Cada comprimido ou ml (solução oral - gotas) de Dorflex contém 300 mg de dipirona monoidratada, 35 mg de citrato de orfenadrina (equivalente a 20,4 mg de orfenadrina base) e 50 mg de cafeína anidra.

Ou seja, Dorflex combina um analgésico (dipirona) com relaxante muscular (orfenadrina), e ainda contém cafeína para potencializar o efeito analgésico da dipirona.

Dorflex tem dipirona?

Sim. É essa a substância que possui o efeito analgésico (alívio para a dor) de Dorflex.

Em quanto tempo Dorflex começa a fazer efeito?

O início da ação ocorre a partir de 30 minutos.

Posso tomar Dorflex todos os dias?

O uso prolongado do produto nunca é recomendado. Caso sinta dor de cabeça ou tensão muscular constantemente, procure o seu médico para obter uma avaliação diagnóstica mais precisa. 

Posso tomar mais de um comprimido de Dorflex de uma vez só?

A dosagem recomendada de Dorflex é de um a dois comprimidos, três a quatro vezes ao dia. Não ultrapassar esses limites.

Existem contraindicações para Dorflex?

Dorflex não deve ser utilizado nos seguintes casos:

- alergia ou intolerância a qualquer um dos componentes da fórmula ou a analgésicos semelhantes à dipirona – derivados de pirazolonas (ex.: fenilbutazona, oxifembutazona) ou a pirazolidinas (ex.: fenilbutazona, oxifembutazona) – incluindo, por exemplo, casos anteriores de agranulocitose (diminuição acentuada na contagem de leucócitos do sangue – glóbulos brancos) em relação a um destes medicamentos;

- glaucoma (aumento da pressão intraocular), obstrução pilórica ou duodenal (estreitamento da passagem do conteúdo no estômago e intestino), problemas motores no esôfago (megaesôfago), úlcera péptica estenosante (estreitamento anormal), hipertrofia prostática (aumento da próstata), obstrução do colo da bexiga e miastenia grave (doença neuromuscular que causa fraqueza);

- porfiria hepática aguda intermitente - doença metabólica que se manifesta através de problemas na pele e/ou com complicações neurológicas (risco de ataques de porfiria);

- deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase (risco de hemólise - destruição dos glóbulos vermelhos, o que pode levar a anemia);

- função da medula óssea insuficiente (ex.: após tratamento que bloqueia a divisão celular) ou doenças do sistema hematopoiético (responsável pela produção das células sanguíneas);

- desenvolvido broncoespasmo (contração dos brônquios levando a chiado no peito) ou outras reações anafiláticas (ex.: urticária, rinite, angioedema) com medicamentos para dor, como: salicilatos, paracetamol, diclofenaco, ibuprofeno, indometacina, naproxeno;

- gravidez e amamentação

Dorflex pode ser utilizado durante a gravidez?

Durante os três primeiros meses de gravidez, não recomendamos o uso de Dorflex. No segundo trimestre, ele só deve ocorrer após uma cuidadosa avaliação do médico. Já nos três últimos meses, Dorflex não é recomendado.

Posso utilizar Dorflex se eu estiver amamentando?

A lactação deve ser evitada até 48 horas após o uso de Dorflex, devido à excreção dos metabólitos da dipirona no leite materno.

Posso consumir bebidas alcoólicas junto com Dorflex?

Dorflex não deve ser utilizado concomitantemente com álcool.

E se Dorflex não fizer efeito?

Caso a sua dor de cabeça ou tensão muscular persista após o uso do medicamento, entre em contato com um médico de confiança. A nossa equipe de SAC também está à disposição para tirar as suas dúvidas.

O que fazer em casos de superdosagem de Dorflex?

Procure o hospital ou o órgão de saúde mais próximo imediatamente. Você também pode entrar em contato com o nosso SAC ou ligar para o Disque Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001. 

Como entrar em contato com o SAC de Dorflex?

Estamos à sua disposição no telefone 0800.703.0014, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Se preferir, também é possível mandar uma mensagem pelo site
http://www.sanofi.com.br/l/br/pt/layout.jsp?scat=BFC923CC-C4C8-4968-B983-544C1BE36ED9.

Dorflex dá sono?

Sonolência é uma reação adversa que pode ocorrer com o uso de Dorflex. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o surgimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Crianças podem tomar Dorflex?

Dorflex está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando, crianças com menos de 12 anos de idade, pacientes com glaucoma, obstrução pilórica ou duodenal, acalasia no esôfago, úlcera péptica estenosante, hipertrofia prostática ou obstrução do colo da bexiga, a pacientes com miastenia grave, doenças metabólicas como porfiria aguda do fígado intermitente ou deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase, a pacientes com função da medula óssea insuficiente, doenças do sistema hematopoiético ou com historial de reações alérgicas a analgésicos como salicilatos, paracetamol, diclofenaco, ibuprofeno, indometacina e naproxeno e para pacientes com alergia aos derivados de pirazolonas ou a pirazolidinas ou a outros componentes da fórmula.