Sabemos que ter dores de cabeça não é nada agradável. E para quem sofre com esse mal, a massagem para dor de cabeça pode ser uma grande aliada, seja ela uma massagem na testa ou pressionando alguns pontos específicos do corpo1.
Até mesmo a ciência já está de olho na eficácia e nos benefícios dessa prática! Saiba mais detalhes sobre a massagem para dor de cabeça e entenda quais pontos devem ser acionados.
Massagem para dor de cabeça: como a prática ajuda a aliviar os sintomas?
Massagear consiste em "amassar" diferentes partes do corpo com as mãos. E a massagem pode ser feita com movimentos leves ou com maior pressão2.
Ela pode ajudar quem sofre com dores de cabeça, pois contribui para amenizar algumas das causas do incômodo. Veja a cefaleia tensional, por exemplo. Esse é um dos tipos mais frequentes de dor de cabeça e está associado a tensão muscular, sensibilidade neuronal exagerada a determinados estímulos e fatores externos, como estresse3.
A massagem proporciona relaxamento muscular, estimula a circulação e ainda pode melhorar o humor e aliviar o estresse2. Tudo isso é uma ajuda e tanto!
Estudos detalham os efeitos da massagem no sistema nervoso central. Um deles é uma liberação maior de substâncias como endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina, entre outras, o que resulta em alívio da dor e melhora do humor2.
A massagem ainda pode diminuir o cortisol, conhecido como hormônio do estresse2 - olha, de novo, a ajuda para quem tem dores de cabeça por causa do estresse. Esse hormônio também pode provocar insônia2, e sabemos que alterações no sono podem resultar em diferentes tipos de dores de cabeça e até enxaqueca4.
Ou seja, depois da massagem é possível que tenha menos cortisol na corrente sanguínea e a consequência disso é uma possível melhora no bem-estar e na qualidade do sono2.
No final, a massagem também pode ser um autocuidado para enxaqueca.
Liberação miofascial e o alívio da dor
Voltando a falar sobre a dor de cabeça tensional, um tipo de massagem apontado como benéfico é a liberação miofascial, técnica que consiste em liberar a tensão dos músculos e da fáscia (tecido que reveste os grupos musculares) para desativar os chamados pontos-gatilhos da dor5.
Isso contribui para o aumento da circulação no local, o que, consequentemente, diminui a dor, os espasmos e os sintomas da cefaleia tensional5.
Reflexologia e acupressão para dor
Para completar, mais uma variação de massagem para dor de cabeça. Pressionar alguns pontos da cabeça, do pescoço, dos ombros e das mãos também pode ajudar a aliviar as dores de cabeça1. Com isso, há um relaxamento muscular e uma melhora no fluxo . É o que defendem a reflexologia e a acupressão1,6.
Onde massagear para aliviar a dor de cabeça?
Usar a técnica de pressionar esses pontos específicos é algo simples e você pode fazer em casa. Entretanto, lembre-se de que a acupressão é uma terapia complementar, que pode aliviar, mas que é mais eficaz quando é combinada com outros métodos6.
E em caso de qualquer dúvida sobre massagem para dor de cabeça e outras práticas, procure um massoterapeuta ou um profissional habilitado.
Recado dado, veja alguns locais que podem ser pressionados na busca pelo alívio das dores de cabeça.
Ponto de pressão LI-4 ou Hegu
Para dores gerais ou dores de cabeça, pressione o ponto chamado LI-4 ou Hengu. Ele fica entre as bases do polegar e do dedo indicador. Está na dúvida? Junte as pontas do polegar e do indicador. Isso cria uma ligeira protuberância no músculo entre esses dedos, justamente o ponto que deve ser massageado nessa técnica de reflexologia das mãos6.
Pressione esse ponto com o polegar, movendo-o em um círculo no sentido horário ou no anti-horário, enquanto aplica pressão. Faça isso por 2 a 3 minutos. Se achar difícil usar o polegar, pode usar a borracha de um lápis, por exemplo. Você poderá sentir alguma sensibilidade, mas se sentir dor ou desconforto, vá mais devagar6.
Essa técnica pode ser feita em ambas as mãos, algumas vezes durante o dia, até que os sintomas atenuem6.
Esse tipo de massagem para dor de cabeça que usa a reflexologia das mães não é indicado para grávidas, pois estimular esse ponto pode levar a indução do trabalho de parto. Também evite pressionar essa região se ela estiver vermelha, com bolhas, inchaço, calor e afins6.
Ponto de pressão UB2 ou perfuração de bambu
Você ainda pode massagear os chamados pontos de perfuração de bambu. Eles estão localizados entre os olhos, onde a ponte do nariz encontra a crista da sobrancelha. Use os dois dedos indicadores para aplicar pressão firme nesses pontos e segure por 10 segundos. Depois, solte e repita1.
É um tipo de massagem na testa que pode aliviar dores de cabeça causadas por vista cansada ou pressão nos seios da face, comuns em um quadro de sinusite, por exemplo1.
Ponto de pressão GB20 ou portões da consciência
Há ainda dois pontos de pressão localizados na base do crânio. Eles ficam paralelos, entre os dois músculos verticais do pescoço. São os “portões da consciência”, e o estímulo é ideal para dores de cabeça causadas por tensão na nuca1.
Coloque o dedo indicador e o médio de ambas as mãos nesses pontos, pressionando firmemente para cima em ambos os lados, ao mesmo tempo, por 10 segundos. Depois, solte e repita1.
Ponto de pressão ying tang ou terceiro olho
Amplamente conhecido como “terceiro olho”, o ponto que se localiza entre as duas sobrancelhas, onde a ponte do nariz encontra a testa, reserva também um ponto de pressão interessante para o alívio da cefaléia6.
Essa massagem para dor de cabeça talvez seja a mais simples, pois basta um único dedo para realizá-la. Pressione firmemente essa área usando o dedo indicador (de qualquer mão) por um minuto seguido6.
Esse tipo de massagem na testa contribui para o alívio das dores de cabeça causadas também por cansaço ocular ou por uma sinusite6.
Ponto de pressão GB21 ou a borda do ombro
Ainda tem mais um ponto para acupressão. Ele fica na cavidade do ombro, ou seja, entre a ponta do ombro e a base do pescoço. Com o polegar, faça uma pressão firme, com movimentos circulares, por 1 minuto. Depois, inverta o lado, usando o polegar da outra mão6.
Aplicar esse toque firme no ponto de pressão do ombro pode te ajudar a aliviar uma possível rigidez no pescoço e nos ombros. Isso irá, consequentemente, evitar dores de cabeça causadas por esse tipo de sensação6.
E massagear o couro cabeludo, ajuda em casos de dores de cabeça?
O couro cabelo é uma região do corpo que "guarda" muita tensão e a massagem pode ajudar, sim2.
Geralmente, o profissional faz manobras de fricção que colaboram para o aumento do fluxo sanguíneo e a diminuição da tensão local. Costuma ser uma massagem relaxante, indicada para a prevenção de cefaleias. Porém, não parta para essa técnica caso tenha enxaqueca2.
O que fazer quando a dor de cabeça não passa?
Como já mencionamos, a massagem para dor de cabeça e as técnicas de reflexologia das mãos e acupressão ajudam no alívio das dores2 e podem ser usadas como um auxílio ao tratamento em si6.
Em casos de dores persistentes ou quando a cefaleia for um incômodo, procure também um médico e investigue seu caso. Algumas medicações analgésicas podem ajudar, como Dorflex7.
Dorflex Regular é composto por dipirona monoidratada, citrato de orfenadrina e cafeína anidra e possui ação analgésica e relaxante muscular. É indicado para o alívio da dor associada a contraturas musculares, incluindo dor de cabeça tensional7.
Há ainda o Dorflex Uno, onde cada comprimido contém 1 grama de dipirona monoidratada. Ele pode ser utilizado no tratamento da dor e febre8, sendo um potente analgésico contra a enxaqueca9,10.
Você não precisa conviver com a dor, mas é preciso compreendê-la para escolher o melhor caminho a ser seguido.
DORFLEX®️UNO(dipironamonoidratada).Indicação:analgésicoeantitérmico.MS1.8326.0460.O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. Leia atentamente a bula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. maio/2023 - MAT-BR-2301613
Produtos Recomendados
Artigos Recomendados
-
1. Cirino E. The Best Pressure Points to Treat Headaches. Healthline.
Disponível em: https://www.healthline.com/health/pressure-points-for-headaches. Acesso em 29 de março de 2023. (antigo 3)
2. Giro M. Teorias e técnicas de massagem. Uniasselvi. Disponível em https://www.uniasselvi.com.br/extranet/layout/request/trilha/materiais/livro/livro.php?codigo=22921. Acesso em 30 de março de 2023.
3. Flores AMN, Junior ALC. O Manejo Psicológico da Dor de Cabeça Tensional. Psicologia, ciência e profissão. 2004. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/pcp/v24n3/v24n3a04.pdf. Acesso em 31 de março de 2023.
4. Eventos agudos na atenção básica - cefaleia. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/806/1/PDF%20-%20Livro%20do%20Curso.pdf. Acesso em 31 de março de 2023.
5. Silva MG, Bento VAA, Castillo DB. Eficácia da liberação miofascial em pacientes com cefaleias do tipo tensional: revisão integrativa. Disponível em: https://www.scielo.br/j/brjp/a/6xj9BhCvKx3q6J4Vxr7zSdF/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 28 de março de 2023.
6. Acupressure for Pain and Headaches. Memorial Sloan Kettering Cancer Center. Disponível em https://www.mskcc.org/cancer-care/patient-education/acupressure-pain-and-headaches. Acesso em 28 de março de 2023.
7. Dorflex. Bula. Disponível em https://www.dorflex.com.br/src/img/media/bula_dorflex.pdf. Acesso em 31 de março de 2023.
8. Dorflex Uno. Bula. Disponível em https://www.dorflex.com.br/src/img/media/bula_dorflexUNO.pdf. Acesso em 31 de março de 2023.
9. Tulunay et al. The efficacy and safety of dipyrone (Novalgin) tablets in the treatment of acute migraine attacks: a double-blind, cross-over, randomized, placebo-controlled, multi-center study. Funct Neurol. 2004 Jul- Sep;19(3):197-202; Malvar Ddo C, et al. The antipyretic effect of dipyrone is unrelated to inhibition of PGE(2) synthesis in the hypothalamus. Br J Pharmacol. 2011;162(6):1401‐1409; A dipirona 1 g possui ação analgésica inclusive em enxaqueca.
10. Malvar Ddo C, et al. The antipyretic effect of dipyrone is unrelated to inhibition of PGE(2) synthesis in the hypothalamus. Br J Pharmacol. 2011;162(6):1401‐1409. 4. de Araújo CM, Barbosa IG, Lemos SMA, Domingues RB, Teixeira AL. Cognitive impairment in migraine: A systematic review. Dement Neuropsychol. 2012;6(2):74–79. 5. Chagas OFP et al. Study of the use of analgesics by patients with headache at a specialized outpatient clinic (ACEF). Arq Neuropsiquiatr 2015;73(7):586-592.