Enxaqueca, cefaleia tensional e outras doenças podem resultar em dor de cabeça nas têmporas. Dependendo da causa, esse incômodo pode se apresentar como uma dor pulsante, ser constante ou mesmo trazer a sensação de pressão. A dor ainda pode ser unilateral ou em ambos os lados1.

Ao longo do artigo vamos tentar entender o que está por trás desse problema e o que fazer quando ele aparece. Vamos juntos saber mais sobre a dor de cabeça temporal?

O que é dor de cabeça temporal?

Dor de cabeça temporal é um sinônimo para dor de cabeça nas têmporas. E, como está no dicionário, têmpora é a região na lateral da cabeça, entre os olhos e as orelhas2.

Dor de cabeça temporal pode ser pulsante e intensa. Deixe a dor com a gente! Conte com Dorflex UNO para aliviar e consulte sempre um médico.

O que causa dor de cabeça nas têmporas

A dor de cabeça nas têmporas não é a doença em si, mas um sintoma de diferentes tipos de dores de cabeça1. Detalhamos algumas possibilidades abaixo.

Enxaqueca

A enxaqueca pode se manifestar de maneiras diferentes de pessoa para pessoa, mas um local onde geralmente a dor se inicia é nas têmporas1. A dor costuma ser pulsante, de forte intensidade e unilateral3, mas há quem sinta o incômodo em ambas as têmporas1. As crises podem durar entre 4 e 72 horas3.

Quem sofre de enxaqueca, além da dor na região das têmporas, pode apresentar:

  • fadiga, depressão ou irritabilidade antes do início da dor1;
  • náusea e vômito1,3;
  • sensibilidade à luz ou ao som1,3;
  • sinais de enxaqueca com aura, como luzes piscantes3.

Saiba mais sobre as fases da enxaqueca e as características de cada uma delas.

Arterite temporal

Essa é uma doença que pode começar como uma dor pulsante de um lado da cabeça e ser confundida com a enxaqueca, mas trata-se de uma outra afecção. Na arterite temporal, as têmporas ficam sensíveis ao toque. Além disso, a pulsação pode ser constante 1.

A arterite temporal é uma inflamação das grandes artérias temporais localizadas em ambos os lados da cabeça. Isso gera essa dor intensa, latejante e ardente. Também pode causar febre baixa, fadiga, perda de peso ou de apetite e ainda deixar o couro cabelo e as têmporas sensíveis. Até mastigar pode ser doloroso4.

É uma condição atrelada a uma resposta imunológica equivocada, com os anticorpos atacando as paredes dos vasos sanguíneos. Em casos mais graves, a arterite temporal pode ameaçar a visão e até levar a um acidente vascular cerebral. A condição, porém, tem tratamento e, em caso de sintomas como os listados acima, é importante consultar um médico4.

Cefaleia tensional

Entre os tipos de dor de cabeça temporal, está aquela que é causada pela cefaleia tensional. Estresse e tensão podem causar muitas dores!

A dor de cabeça tensional também pode ser a razão para todo o incômodo na região das têmporas1. Nesse caso, a pessoa pode sentir dor de intensidade moderada3 ou mesmo ter uma sensação de pressão, como se uma faixa estivesse apertando a cabeça, passando pelas têmporas5.

Na cefaleia tensional, a dor também pode ser bilateral e na parte de trás da cabeça3.  É algo que ainda pode irradiar para pescoço e ombros5.

E o que causa tudo isso e acaba resultando em dor de cabeça nas têmporas e em outras regiões? O principal gatilho é o estresse, principalmente nos casos de cefaleia tensional episódica5. Em casos de dores de cabeça tensionais crônicas, os sintomas podem aparecer várias vezes por semana ou mesmo o tempo todo5.

Distúrbio da articulação temporomandibular (DTM)

Esse distúrbio afeta a articulação temporomandibular (ATM), causando dor nos músculos e nas articulações da mandíbula. Como consequência, a dor de cabeça nas têmporas pode aparecer também1. Outros sintomas de DTM são:

  • dor em qualquer parte da cabeça que envolva a mastigação1;
  • sons de clique ou estalo na mandíbula1;
  • dentes se encaixam de maneira diferente1.

Cefaleia em salvas

Esse é mais um tipo de dor de cabeça no qual o incômodo é na região das têmporas. Porém, aqui trata-se de uma dor bastante severa, incapacitante6.

A cefaleia em salvas causa dor intensa de um lado da cabeça, principalmente na região da têmpora ou em volta do olho3,6. Ela é acompanhada por congestão nasal e lacrimejamento, sempre do mesmo lado da dor3, além de edema na pálpebra e sudorese6.

A dor costuma durar de 15 minutos a 3 horas e, geralmente, as crises acontecem no mesmo horário e se repetem por vários dias seguidos3. Podem ocorrer até 8 episódios por dia, normalmente à noite, na madrugada. Os períodos em salvas duram entre sete dias e um ano e são separados por períodos sem dor de três meses ou mais6.

Problemas no ouvido

Acúmulo de cera e infecções no ouvido podem causar dores de cabeça na região das têmporas também. Esses quadros podem fazer, por exemplo, com que a pessoa sinta pressão no ouvido e próximo dele. Problemas no ouvido médio ainda podem ter como sintomas a tontura5.

Tudo isso pode ser sentido apenas de um lado da cabeça ou dos dois5.

Leia mais: Saiba o que pode causar dor de cabeça frontal!

Outras causas da dor de cabeça temporal

Incômodo nessa região ainda pode ser sintoma de:

  • dor de cabeça cervicogênica (dor de cabeça que tem como origem um problema na espinha cervical)5;
  • sinusite5;
  • meningite5;
  • lesão cerebral traumática5;
  • tumores5.

Dor de cabeça temporal direita e dor de cabeça temporal esquerda: tem diferença?

A dor de cabeça temporal esquerda ou a dor de cabeça temporal direita fazem parte das dores de cabeça unilaterais. Diferentes fatores podem estar relacionados a uma dor de cabeça com essa característica, sendo principalmente as dores de cabeças primárias, como enxaqueca, cefaleia tensional e cefaleia em salvas3, como já detalhamos.

Por exemplo, a dor de cabeça na enxaqueca é tipicamente descrita como unilateral (aproximadamente 60% dos casos)7. Nesses casos, a dor de cabeça unilateral pode afetar tanto o lado direito quanto o lado esquerdo8,9.

Vale destacar que várias outras condições podem causar dor temporal unilateral, afetando tanto o lado esquerdo quanto o direito em suas crises. Pode ser um caso de hemicrania contínua, condição rara que causa dor de cabeça unilateral, diariamente e continuamente, sem períodos sem dor. Há também a neuralgia do trigêmeo, que causa episódios repentinos ou contínuos de dor intensamente aguda com característica unilateral8,9.

Em suma, para entender a sua dor de cabeça temporal, o melhor caminho é procurar um médico. São diversas as possíveis causas e só um especialista pode traçar o diagnóstico correto.

Como aliviar a dor de cabeça na região das têmporas?

O médico também vai recomendar o melhor tratamento e a forma de aliviar a dor de cabeça nas têmporas, levando em conta a causa do incômodo. E dependendo do que está por trás da sua dor, diferentes medicamentos da linha Dorflex® podem ser indicados.

Se a origem do problema for a enxaqueca, é provável que o médico te ajude a entender os gatilhos para sua dor e oriente caminhos para evitar as crises. Quando indicado, Dorflex® UNO pode ser um aliado. O medicamento, que contém 1gr de dipirona10, é um analgésico que pode ser usado para aliviar as dores da enxaqueca11.

Já se tudo começar com uma dor de cabeça tensional, manejar o estresse e as tensões do dia a dia pode ser um caminho. Que tal tentar uma massagem para dor de cabeça? Uma boa massagem traz relaxamento muscular, estimula a circulação e ainda pode melhorar o humor e aliviar o estresse12.

Veja mais dicas para aliviar o estresse

Quando houver indicação, Dorflex® comprimidos é uma alternativa de analgésico para as dores tensionais. Composto por 300 gr de dipirona monidratada, 35 mg de citrato de orfenadrina e 50 mg de cafeína anidra, o medicamento atua no alívio das dores relacionadas a contraturas musculares, incluindo a dor de cabeça tensional13.

Outras questões que podem levar a dores de cabeça nas têmporas citados neste artigo, como cefaleia em salvas, DTM e até infecções de ouvido pedem outros tratamentos. Converse com o seu médico para entender a melhor conduta e saber como lidar com a dor de cabeça temporal em cada situação. Tire suas dúvidas com o especialista e não deixe a dor te parar.

Outubro/2023. MAT-BR-2306930

Dorflex Uno Comprimido
Indicação: Enxaqueca
Dorflex UNO 10 comprimidos

Potente contra a enxaqueca*1,3,4

Dorflex Comprimidos
Indicação: Dor no Corpo
Dorflex Caixa

Age na dor e Relaxa a tensão muscular1

{{card.tag}}

{{card.title}}

{{card.description}}

Referências:

[1] What Are Temple Headaches?. WebMD. Disponível em: https://www.webmd.com/migraines-headaches/temple-headaches. Acesso em 06 de outubro de 2023.

[2] Priberam Dicionário. Têmpora. Disponível em https://dicionario.priberam.org/t%C3%AAmporas. Acesso em 20 de dezembro de 2023.

[3] Esmanhotto B. Tipos de dores de cabeça. Sociedade Brasileira de Cefaleia. Disponível em https://www.sbcefaleia.com.br/noticias.php?id=363. Acesso de 19 de outubro de 2023.

[4] What’s that constant headache pain in the temples? Harvard Health Publishing. Harvard Medical School. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/whats-that-constant-headache-pain-in-the-temples. Acesso em 06 de outubro de 2023.

[5] Why Do I Feel Like My Temples Are Getting Squeezed and How Do I Treat It?. Healthline. Disponível em: https://www.healthline.com/health/pressure-in-temples#_noHeaderPrefixedContent. Acesso em 06 de outubro de 2023.

[6] Ray J.C., Stark R.J, Hutton E.J. Cluster headache in adults. National Library of Medicine. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8882454/. Acesso em 19 de outubro de 2023.

[7] Rizzoli. P., Mullally J.M. Headache. The American Journal of Medicine. Disponível em: https://www.amjmed.com/article/S0002-9343(17)30932-4/fulltext. Acesso em 19 de outubro de 2023.

[8] Gurarie M., Collins R. Why Do I Have a Headache on the Left Side of My Head?. Very Well Health. Disponível em: https://www.verywellhealth.com/headache-left-side-5218920. Acesso em 19 de outubro de 2023.

[9] Doherty C., Metrus N.R. What a Headache on the Right Side Means. Very Well Health. Disponível em: https://www.verywellhealth.com/headache-on-the-right-side-5216756. Acesso em 19 de outubro de 2023.

[10] Dorflex® UNO [Bula do Produto]. Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. 8/03/2021.

[11] Tulunay FC, Ergün H, Gülmez SE et al. The Efficacy and Safety of Dipyrone (Novalgin®) Tablets in the Treatment of Acute Migraine Attacks: A Double-Blind, Cross-Over, Randomized, Placebo-Controlled, Multi-Center Study. Functional Neurology. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15595715/. Acesso em 4 de janeiro de 2024.

[12] Giro M. Teorias e técnicas de massagem. Uniasselvi. Disponível em https://www.uniasselvi.com.br/extranet/layout/request/trilha/materiais/livro/livro.php?codigo=22921. Acesso em 19 de outubro de 2023.

[13] Dorflex® [Bula do Produto]. Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. 8/03/2021.

Ficou com alguma dúvida ainda?