O ombro é formado por um conjunto de quatro articulações que envolvem esterno, clavícula, costelas, úmero e escápula, também chamada de omoplata.1 As escápulas são os ossos triangulares na parte de trás dos ombros. Como o ombro pode se mover de muitas maneiras, é fácil machucá-lo, o que pode causar dor na escápula.2
Existem muitas causas potenciais de dor na escápula. Alguns exemplos de causas que podem ser óbvias incluem:2
Às vezes, no entanto, a causa da dor pode ser mais difícil de determinar. Algumas condições podem causar o que é chamado de dor referida, que ocorre nas omoplatas, mas é devido a um problema em outra parte do corpo.2
Algumas causas potenciais desse tipo de dor incluem:
Deve-se conversar com um médico para buscar o melhor tratamento, pois a escolha depende em grande parte da causa exata da dor.
Para casos simples de uso excessivo, tensão ou dormir mal, é possível aliviar a dor com:
Dependendo da causa da dor, o médico pode recomendar:
É um método eficaz de aquecer as articulações do ombro e melhorar a flexibilidade. Fazer círculos com os braços pode ajudar a aliviar a tensão e a dor do ombro.
É um alongamento estático que pode ajudar a melhorar a flexibilidade dos ombros, especificamente os músculos peitorais. Pode-se fazer isso em uma porta ou no canto de uma sala.
Este movimento pode ajudar a aliviar as restrições de mobilidade nos ombros e na parte superior das costas.
É uma postura de ioga que alonga o músculo do ombro. Uma pessoa que procura alongar os ombros pode optar por fazer apenas a parte superior do corpo da posição.
Também é uma posição de ioga suave e relaxante que alonga os ombros e as costas.
Outra postura de ioga, mas de inversão, que pode ajudar a fortalecer os ombros e os músculos das costas. Também pode melhorar a mobilidade dos ombros e da coluna torácica (parte superior das costas) se realizada corretamente.
MAT-BR-2203443
Referências:
Atualização do site: Agosto/2022
Ficou com alguma dúvida ainda?