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Alongamento, massagem, banhos ou compressas quentes são algumas das dicas para ajudar a aliviar as dores causadas por tensão muscular

É incômodo sentir os músculos tensos e doloridos. No entanto, as dores musculares causadas por tensão podem acontecer em decorrência muitos maus hábitos nossos, como aquela postura inadequada durante o trabalho3, o estresse4, a falta de sono5, o exagero nas atividades físicas, entre outros. Prevenir é possível, mas o que fazer quando a dor já se instalou? É preciso agir para aliviar a tensão, além de prestar atenção para não repetir comportamentos nocivos.

A boa notícia é que alguns cuidados simples ajudam a reduzir a dor, relaxando os músculos. Veja abaixo o que você pode fazer em casa mesmo para mandar o desconforto embora.

1. Alongar6: o alongamento dos músculos é fundamental para aliviar a tensão adquirida depois de um dia cheio de atividades. Para quem é sedentário, trabalha sentado e logo depois de chegar em casa já procura o sofá para descansar, a tensão muscular é quase certa. Para prevenir, o correto é fazer um alongamento logo depois de acordar, e também dedicar um momento durante o dia para se esticar. Ficar muito tempo sentado não faz bem à saúde, portanto levante-se com regularidade e faça uma caminhada pelo local de trabalho, aproveitando o momento para alongar o pescoço, os braços, as costas e também as pernas. A cada 1h sentado na cadeira, dedique 10 minutos para essa pequena ginástica.

2. Manejar o estresse4,7: as tensões do dia a dia também refletem diretamente nos músculos, causando dores. É preciso aprender a gerenciar o estresse, seja por meio de atividades relaxantes ou até mesmo procurando a ajuda de um psicoterapeuta, especialista que auxilia na identificação dos gatilhos do estresse para minimizar o impacto das preocupações no dia a dia.

3. Massagear8: uma boa massagem ajuda bastante a diminuir as tensões musculares, assim como as dores em consequência delas. Vale tanto visitar um massagista profissional como fazer uma automassagem nas regiões mais afetadas. Fazer movimentos firmes no local da dor, bem como um alongamento, ajuda a aliviar o desconforto.

4. Meditar9: cada dia mais popular, a meditação é um remédio natural para muitos males, inclusive no alívio de dores musculares. Na maioria das vezes, as dores são em decorrência de tensões musculares são provocadas por estresse, momento em que a meditação cai como uma luva. E não precisa dedicar tanto tempo a ela: bastam poucos minutos diários se concentrando apenas no presente e respirando calmamente para que o estresse já seja reduzido. Que tal separar 10 minutos do seu dia para um momento só seu?

5. Usar compressas quentes10: o calor de compressas quentes ou até mesmo de um banho quente ajuda a relaxar os músculos tensos. Por isso, depois de um dia cheio de estresse em que os músculos já estão reclamando, procure reservar um tempo para tomar um banho tranquilo, deixando a água quente correr sobre a região afetada ou, se preferir banhos mais frios, coloque em seguida alguma compressa aquecida na área tensionada.

Se porventura as dores tensionais não aliviarem com as medidas já descritas, é hora de consultar um médico para entender a necessidade de usar medicamentos relaxantes musculares11, pois eles agem proporcionando um alívio para os músculos tensos, atuando na origem da dor. No entanto, é preciso, paralelamente a eles, deixar de lado a rotina agitada para se estressar menos e, consequentemente, ter mais qualidade de vida.

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Referências:

[1] Bula Dorflex
[2] Bula de Dorflex Uno
[3] Mayo Clinic. Posture: Align yourself for good health. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/adult-health/in-depth/posture-align-yourself-for-good-health/art-20269950
[4] American Psychological Association. Stress effects on the body. Disponível em: https://www.apa.org/helpcenter/stress-body
[5] Mayo Clinic. Stress symptoms: Effects on your body and behavior. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/stress-management/in-depth/stress-symptoms/art-20050987
[6] Carlson CR, Collins FL Jr, Nitz AJ et al. Muscle stretching as an alternative relaxation training procedure. Journal of behavior therapy and experimental psychiatry. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2197297
[7] Mayo Clinic. Psychotherapy. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/tests-procedures/psychotherapy/about/pac-20384616
[8] Mayo Clinic. Massage: Get in touch with its many benefits. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/stress-management/in-depth/massage/art-20045743
[9] Madhav Goyal, Sonal Singh, Erica M. S. Sibinga et al. Meditation Programs for Psychological Stress and Well-being. JAMA Internal Medicine. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/fullarticle/1809754
[10] Mayo Clinic. Self-care approaches to treating pain. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/self-care-approaches-to-treating-pain/art-20367322
[11] Bula Anvisa. Dorflex. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=13024982017&pIdAnexo=7741748

Atualização do site: Outubro/2020